Claudio Lucchin: Escola em Bolzano, Itália

Localizada no antigo convento dos frades capuchinhos em Bolzano, na Itália, a escola Hannah Arendt precisava crescer, mas não tinha para onde. Até que uma equipe de arquitetos teve a ideia de criar quatro níveis subterrâneos, para abrigar 15 salas em 2.030 metros quadrados, sem abrir mão da luz natural.

Nove salas de aulas e seis laboratórios precisavam ser criados para absorver a demanda da escola técnica superior Hannah Arendt, que fica no centro da cidade de Bolzano, região do Alto Adige, norte da Itália. Mas sua instalação em um antigo convento de frades capuchinhos, protegido pela instituição nacional do patrimônio, impedia a verticalização do edifício. Também não era viável a expansão horizontal. A única possibilidade era estender a construção para o subsolo, e a inusitada decisão de criar um bloco subterrâneo foi abraçada pelo escritório Claudio Lucchin & Architetti Associati.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante