Álvaro Siza restaura o Chiado, bairro histórico de Lisboa

Há mais de duas décadas, o arquiteto português administra o extenso projeto de restauro

Vencedor do Pritzker de 1992, Álvaro Siza é o arquiteto responsável pelo restauro do tradicional bairro de Chiado, em Lisboa, Portugal. O projeto começou em 1989, à pedido da prefeitura da cidade, após um incêndio ter atingido mais de 15 edificíos vizinhos na região.

Há mais de duas décadas, o arquiteto português administra o extenso projeto de restauro, que transformou Chiado em um próspero distrito imobiliário. Os desenhos originais do restauro integraram a mostra “Álvaro Siza – Chiado em detalhe”, exibida em setembro na Galeria 8.

Atualmente, está em curso a construção da ligação entre as regiões do Largo do Carmo, Terraços do Carmo e o Pátio B, área com edifícios próximos, que criou um amplo terraço aberto. Iniciada em 2008, esta parte complementar do restauro prevê a criação de praças públicas e melhoria da mobilidade na região, proporcionando fácil acesso aos arredores da igreja do Carmo e, também, ao resto de Lisboa.

“Um projeto de restauro é sempre inacabado (…) deveria ser um projeto aberto, no tempo, naturalmente e no meio de tantos diferentes contextos, objetivos e desejos, dando espaço para os tipos de vida das estruturas existirem”, afirmou Álvaro Siza à reportagem do Designboom.