Casa em Destaque: PJV Arquitetura, Casa FY, Jaraguá do Sul, SC

Resposta precisa às inclinações do terreno

O terreno, que possui inclinações tanto na lateral como em direção aos fundos, exigiu do arquiteto Pablo José Vailatti uma acurada implantação do projeto dessa residência localizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Fica em um condomínio residencial de alto padrão - o Horizontes -, em Jaraguá do Sul, cidade da região nordeste do estado catarinense, a residência FY, que Pablo José Vailatti projetou por solicitação de um jovem casal. Segundo relata o titular do PJV Arquitetura, os clientes, que têm um filho, buscavam algo diferente, moderno, com materiais brutos. “Queriam uma casa aberta tanto internamente como de dentro para fora”, ele conta. Além dos espaços comuns ao programa de uma moradia, os contratantes externaram ao arquiteto o desejo de que o projeto contasse também com um estúdio musical e um solário.

O terreno, informa Vailatti, possui quase 1,1 mil metros quadrados de área e seu relevo é irregular com fortes inclinações tanto em relação ao fundo como na lateral norte. Uma das qualidades do projeto é a implantação que, de forma correta, conseguiu privilegiar a relação com a paisagem, distribuindo o programa na topografia de forma a aproveitar a melhor insolação nos ambientes onde ela é necessária. “Dois retângulos formatam os espaços principais do programa. Um deles na cota mais baixa abriga o setor social, que é ampliado pela integração com a varanda suspensa. Já o superior contém o setor íntimo da casa”, descreve o autor.

A conexão entre esses dois pavimentos se faz por uma escada em concreto aparente de degraus suspensos e guarda-corpo constituído por cabos de aço e corrimão metálico preto.

A residência FY tem a face voltada para a rua marcada pelo desnível de mais de três metros entre uma lateral e outra. O desenho de Vailatti aproveitou-se dessa situação, apoiando a caixa (onde está o setor íntimo da residência) na parte mais elevada do lote, soltando-a do chão na outra lateral – nessa parte (onde fica a garagem para dois carros) o retângulo é sustentado apenas por um pilar cilíndrico em concreto. A fachada tem como principal elemento plástico um painel/brise de aço cortén, formado por chapas perfuradas. “Ele proporciona privacidade aos moradores e protege esses ambientes do sol poente”, detalha o arquiteto.

Vailatti explica ainda que priorizou o uso de grandes painéis de vidro no fechamento tanto nas áreas íntimas como nos ambientes de convívio, como estratégia de sustentabilidade. O envidraçamento também foi aplicado no teto do hall de entrada e do lavabo, providência que permite o uso desses espaços sem que, durante o dia, seja preciso acionar a luz artificial. “Placas solares auxiliam no aquecimento da água utilizada na residência e uma cisterna enterrada armazena as águas captadas da chuva para utilização em áreas externas, como jardins e garagens”, afirma.

As aberturas do pavimento superior, suítes e sala íntima foram direcionados para o leste de forma a aproveitar o sol da manhã e a vista para a cidade. “Um terraço com piso em madeira cobre a área social da casa e serve ao setor íntimo como ambiente externo, um solário que conecta os moradores com a natureza e a vista da cidade”, informa o arquiteto. “Formalmente, o projeto utiliza-se de volumes básicos articulados entre si, numa linguagem simples e abstrata” conclui.

 



Ficha Técnica

Casa FY
Local Jaraguá do Sul, SC
Início do projeto 2012
Conclusão da obra 2016
Área do terreno 1.087 m²
Área construída 280 m²

Arquitetura PJV Arquitetura  - Pablo José Vailatti (autor); Ana Meirinho Neves, Carolina Contin, Joana Bittencourt, Vinícius Schewe (colaboradores)
Estrutura Mikio Homma
Elétrica e hidráulica Carolina Contin
Construção Arthur Landenthin
Fotos Larry Sestrem

Fornecedores

Vidraçaria Garcia (esquadrias em vidro temperado);
Decora Revestimentos Especiais (chapas em aço corten);
Keske (guarda-corpo metálico, chaminés em alumínio, churrasqueira);
Poemix (concreto usinado);
Ecoflora (deque em madeira);
Portobello (pisos e revestimentos);
Haveg (iluminação de sobrepor);
Construflama (lareira)

Publicada originalmente em ARCOweb em 09 de Fevereiro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora