Cité Arquitetura: Edifício residencial, Rio de Janeiro

Equilíbrio e longevidade de materiais

Concebido pelo escritório fluminense Cité Arquitetura, o projeto do edifício Carmela Dutra 93 buscou levar os efeitos estéticos do equilíbrio, simetria e da estabilidade à sua fachada

Os arquitetos do Cité Arquitetura buscaram compor uma fachada esteticamente homogênea, sem distinção hierárquica entre frente e fundos, e marcante, sem que fosse necessário cair em exageros formais ou cromáticos. Para isso, decidiram usar materiais como o concreto e a litocerâmica, devido à sensação de sobriedade que esses possuem.

Além do projeto arquitetônico do edifício Carmela Dutra 93, localizado na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, o escritório também desenvolveu a programação visual e o logo do empreendimento. Constituído por 15 apartamentos, com três unidades por andar – uma de dois quartos e duas de três – e com plantas que variam de 65 a 85 metros quadrados (todas contam com varanda de 12 metros quadrados).

A composição dos elementos do edifício foi a chave para atingir o equilíbrio desejado. Essa característica é exaltada, principalmente, pelas ripas de alumínio dispostas horizontalmente no embasamento e verticalmente nas varandas dos apartamentos.

Seguindo a orientação dos pedestres, as linhas horizontais marcam a conexão com a rua, enquanto que as ripas verticais das varandas quebram a monotonia e criam uma frequência rítmica na fachada, tornando-a mais dinâmica e longilínea.

As vigas de concreto aparente, também presentes na fachada, formam uma moldura que destaca o corpo do edifício das varandas, compondo a estrutura rítmica da fachada. Essas vigas, segundo explica o escritório em memorial, culminam em um coroamento na cobertura, onde um pilar redondo faz referência à arquitetura modernista.

Em contraste às cores mais sóbrias e escuras no exterior, os interiores receberam acabamentos em madeira e tons mais claros, proporcionando aconchego aos moradores. Além disso, o Cité Arquitetura combinou cores, texturas e padrões a fim de equilibrar design e conforto nos ambientes comuns. Para quebrar a uniformidade, alguns espaços contam com elementos em cores inusitadas, como, por exemplo, o amarelo na escada e o azul na área da piscina e sauna.

Visando garantir a longevidade do projeto, a escolha de materiais adequados foi fundamental, revelam os arquitetos. Esses foram posicionados nos espaços necessários e detalhados cuidadosamente - como rodapés e acabamento de fachada, que proporcionam uma manutenção da arquitetura mais fácil ao decorrer do tempo.



Ficha Técnica

Edifício Carmela Dutra 93
Local
 Rio de Janeiro, RJ
Início do projeto 2014
Conclusão da obra 2018
Área do terreno 402,96 m²
Área construída 2.602,25 m²

Arquitetura, interiores, luminotécnica e paisagismo Cité Arquitetura - Celso Rayol e Fernando Costa (autores); Lúcia Andrezo e Beatriz Aguiar (gerentes de projeto); Francisco Meyer, Alane Oliveira e Daniel Osório (coordenadores de projeto); Ana Clara Meirelles, André Caterina, Ana Lúcia Morais, Mariana Netto, Thiago Pessoa, Sorin Helbig, Svea Schumacher e Vitor Vieira (equipe)
Estrutura S Brasil Engenharia 
Construção Senpro Engenharia
Instalações Barbo Engenharia
Climatização / Ar-condicionado Flowair Ar Condicionados
Instalações Elétricas RD3 Engenharia
Instalações Hidráulicas Barbo Engenharia
Consultoria de Esquadrias B&G Arquitetura Consultiva em Alumínio e Vidro
Consultoria em Incêndio HidroFire
Marketing Júlio Bogoricin
Imagens Archigraph
Fotos Celso Rayol e Renato Tepedino

Fornecedores

Porcelanatos e Cerâmicas Portobello (Cerâmica de pisos das áreas comuns e áreas molhadas/Paredes das Áreas Comuns: Massa texturizada imitando cimento queimado)
Suvinil (Pintura de portas e paredes)
Formica (Cerâmica de Pisos dos Apartamentos: Piso Vinílico Fórmica modelo Aqua Clic) 
DECA e Tramontina (Bacia, Lavatório e Metais)
Porcelanatos Portobello (Rodapés)

Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Agosto de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora