Estudio Guto Requena: Terminal 7, Paris

Clube com pista imersiva

Uma estrutura interativa criada pelo Studio Guto Requena no espaço de eventos parisiense Terminal 7 busca proporcionar uma experiência onírica e digital na pista de dança. Formando um tipo de grid rizomático, ela enquadra a vista panorâmica para a capital francesa

Situado no coração de Paris, o novo espaço de eventos Terminal 7 foi inspirado, como o nome sugere, em um terminal de aeroporto. Através de seus painéis de vidro inclinados do piso ao teto e de seu balcão aberto, é possível ter ampla vista para a cidade e para o seu mais ponto turístico: a torre Eiffel.

Enquadrando a paisagem, uma grande escultura interativa projetada pelo Estudio Guto Requena buscou criar um ambiente onírico digital na pista de dança, que permitisse que as pessoas esquecessem suas preocupações, dando lugar ao sonho e ao escapismo. Trata-se de uma grelha - que aparece como um grid rizomático - criada com estruturas metálicas e sistema Led endereçável.

As lâmpadas Led RGBW foram escolhidas por serem capazes de gerar infinitas combinações de cores e efeitos ópticos, permitindo flexibilidade no uso do espaço. Coordenada ao vivo por um VJ, em conjunto com a música, a tecnologia permite criar em tempo real os efeitos visuais da pista. “A luz de Led é um recurso fantástico para criarmos experiências de espaço, memória e arquitetura”, comenta Guto Requena, autor da proposta.

De acordo com o briefing do projeto, o local abrigará eventos de diferentes naturezas, como clube (DJs, bandas etc.), performances, almoços e jantares, desfiles de moda, exposições, entre outros.

“Minha ideia foi desenhar o grid interativo como uma grande luminária que ajuda a criar diferentes efeitos conforme o evento, sempre enquadrando e destacando a vista incrível para a torre Eiffel”, explica Requena.

A escultura parte do conceito de que foram plantadas cinco árvores, que se conectam pelas copas, criando, segundo o arquiteto paulista, “uma espécie de gaiola interativa, uma cabana que busca abrigar a pista de dança mais onírica e surreal do mundo”.

A inspiração surgiu a partir de memórias de infância de Requena. “Desde criança eu adorava sentar embaixo das árvores, no interior de São Paulo [o arquiteto é natural de Sorocaba], era um espaço de paz e proteção”, revela.

Desdobramento de pesquisas do Estudio Guto Requena sobre o uso de novas tecnologias interativas para criar ambientes imersivos, sugerindo a união entre o digital e afetividades, o grid rizomático foi desenhado por meio de modelagem paramétrica (formas geradas pelo computador), numa programação de design generativo que simula o crescimento de árvores.

O Groupe Noctis, proprietário do Terminal 7 e de outros empreendimentos na área de gastronomia e entretenimento em Paris, conheceu os trabalhos de Guto Requena em livros e publicações internacionais, incluindo suas experiências anteriores em projetos de clubes - até agora, são seis em seu portfólio, entre eles Hot Hot (2009) e Disco (2012), ambos em São Paulo.

Com apenas dez anos de fundação, o Estudio Guto Requena já ganhou vários prêmios e expôs em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, o Terminal 7 é seu projeto de arquitetura de maior escala na Europa, mas, em breve, deve ser concluído o projeto de uma casa de música e tecnologia que receberá até mil pessoas em um edifício histórico no centro de Lisboa.



Ficha Técnica

Clube Terminal 7
Local Paris, França
Início do projeto 2017

Conclusão da obra 2018
Área de intervenção 1.500 m2

Design Estudio Guto Requena - Guto Requena (autor); Ludovica Leone, Bruno Baietto, Daniel Viana e Tatiana Pacheco (equipe)
Execução da grelha Ledbox Company
Fotos Pierre L'Excellent

Publicada originalmente em ARCOweb em 09 de Agosto de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora