Gustavo Penna vence concurso para o novo Centro Administrativo de BH

Escritório mineiro venceu o concurso público com projeto de 18 pavimentos e 80 metros de altura

O escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto & Associados venceu o concurso público promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte para escolher o projeto arquitetônico de seu novo Centro Administrativo.

Com foco na mobilidade urbana, o trabalho vencedor prevê a construção de um edifício de 75 mil metros quadrados com capacidade para abrigar até 10 mil servidores municipais.

Erguido sobre um vão livre de 20 metros de altura, o volume retangular de 18 pavimentos é marcado pela transparência da fachada, que conta com detalhes metálicos dispostos em zigue-zague.

Uma ampla praça pública arborizada será implantada na cobertura do edifício, que além de funcionar como mirante, abrigará o ponto final da ciclovia da capital mineira.

A expectativa é que uma estação da futura linha 3 do metrô da cidade seja construída no subsolo do centro administrativo e uma esplanada elevada conecte o complexo da Lagoinha, a Rodoviária e a Praça do Peixe.

“Essa proposta realmente nos impressionou. Permite uma ligação direta entre o centro e a Lagoinha, com as pessoas podendo ir a pé, sem os obstáculos como o viaduto e a linha férrea. Isso ajuda muito a revitalizar não só a regïão que vai sofrer as intervenções, mas estimula a recuperação da Lagoinha”, afirma o arquiteto José Júlio Vieira, coordenador do concurso.