Kruchin Arquitetura: Capela, Nova Serrana, MG

Geometria de igreja barroca ressurge em capela de Nova Serrana

Capela ecumênica foi construída no condomínio residencial Reserva do Vale, em Nova Serrana, cidade da região centro-oeste de Minas Gerais. Paredes inclinadas e curvas em várias direções marcam o projeto

A imagem no teto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, Minas Gerais, provocou impacto e ficou na memória do adolescente que, pela primeira vez, entrava no templo construído no século 18, sobretudo porque o cordeiro e a cruz ali retratados invertiam de posição à medida que se caminhava para os fundos da nave. Quase duas décadas depois, o arquiteto Samuel Kruchin voltou a Ouro Preto para apresentar um trabalho e retornou à igreja também para procurar entender como aquilo acontecia. Durante a visita, transferiu para o papel a geometria que criava a sensação, ele recorda.

Anos depois, seu escritório – o Kruchin Arquitetura - foi contratado para desenvolver o plano diretor de um condomínio residencial de alto padrão que seria implantado em Nova Serrana, cidade da região centro-oeste daquele estado. O trabalho envolveu, além do parcelamento do solo, a definição da posição de alguns elementos de uso comum do condomínio. Em 2010, o arquiteto persuadiu o incorporador responsável pelo empreendimento a implantar no condomínio uma capela de caráter ecumênico. “Eu queria projetar uma capela”, confessa Kruchin.

Naquela ocasião, o empresário revelou-lhe que, embora, até então, todos seus empreendimentos tivessem nomes de santos, ele era um ateu convicto. Talvez tenha sido pelo fato de ter aprovado a construção da capela que, em Nova Serrana, contrariando a tradição, o condomínio recebeu o nome de Reserva do Vale. Depois da concordância, Kruchin recuperou o croqui esquemático que fizera da geometria do interior da igreja barroca, tomando-o como matriz para o projeto da capela. Dessa forma, pode-se dizer que o templo de Nova Serrana traz, nas formas, a essência da Nossa Senhora do Pilar.

A edificação foi construída à beira de uma represa, local onde, de acordo com o arquiteto, pode ser observada de quase todos os terrenos. Para Kruchin, mais que um espaço para práticas religiosas, a edificação – que é, ao mesmo tempo, construção e escultura – sugere reflexão, tornando-se um espaço para onde os moradores se dirigem em busca de tranquilidade.

A capela possui uma base elíptica com as paredes inclinadas e forro convexo resultando numa composição onde as curvas se manifestam em várias direções. Para dar forma ao templo, o arquiteto recorreu essencialmente ao concreto, explorando as possibilidades do material que moldou-se como se internamente a construção fosse constituída por um único plano. “Quanto menos elementos você tem ali, menos o olhar se desvia”, argumenta o autor.



Ficha Técnica

Capela do Condomínio Residencial Reserva do Vale
Local Nova Serrana, MG 
Início projeto 2010
Conclusão da obra 2016
Área construída 197 m²

Arquitetura: Kruchin Arquitetura - Samuel Kruchin (autor); Peter Ribon, Aline Stievano e Cristiane Souza Gonçalves (coordenadação); Lucas Leite, Larissa Carrelli, Ana Carolina Ribeiro (colaboradores)
Estrutura NG Engenharia
Fotos Daniel Ducci

Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Julho de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora