Escritório RCR Arquitectes vence o Prêmio Pritzker 2017

Os catalães representam a primeira vez em que três arquitetos juntos são honrados com a premiação

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram os vencedores do Prêmio Pritzker 2017. Os três arquitetos catalães, originários de Olot (Espanha), trabalham juntos em colaboração desde a fundação da sua empresa RCR Arquitectes, na sua cidade natal, em 1988.

De acordo com o anúncio da 39ª edição do prêmio, o trabalho dos arquitetos demonstra comprometimento com o lugar e a sua narrativa, harmonizando materialidade com transparência e buscando conexões entre o exterior e o interior.

Em seu discurso, o presidente da Fundação Hyatt, que patrocina o prêmio,Tom Pritzker, ressalta que os profissionais catalães tiveram um impacto na arquitetura muito além de sua área imediata. “Suas obras vão desde espaços públicos e privados a espaços culturais e instituições educacionais, e sua capacidade de relacionar intensamente o ambiente específico de cada local é um testemunho de seu processo e integridade profunda", ele avalia.

Aranda, Vilalta e Carme representam a primeira vez que três arquitetos juntos são honrados com o prêmio. "É uma grande alegria e uma grande responsabilidade. Estamos muito felizes que este ano três profissionais, que trabalham em estreita colaboração em tudo o que fazemos, são reconhecidos", comenta Carme.

Em seus trabalhos, os arquitetos evocam a identidade universal através de seu uso criativo e extensivo de materiais modernos, incluindo aço reciclado e plástico. "Eles demonstraram que a unidade de um material pode emprestar força e simplicidade incríveis a um edifício", diz Glenn Murcutt, presidente do júri.

Parte da citação do júri desta edição do prêmio afirma: "vivemos em um mundo globalizado onde devemos confiar em influências internacionais, comércio, discussão, transações, etc. Mas mais e mais pessoas temem que, por causa dessa influência internacional vamos perder nossos valores locais, nossa arte local e nossos costumes locais. Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta nos dizem que pode ser possível ter ambos. Eles nos ajudam a ver, de uma forma mais bela e poética, que a resposta à questão não é 'ou' e que podemos, pelo menos na arquitetura, aspirar a ter ambos. Nossas raízes firmemente no lugar e nossos braços estendidos para o resto do mundo".

Entre os projetos notáveis ​​do escritório estão: La Cuisine Art Centre (Nègrepelisse, França, 2014), o Museu Soulages em colaboração com G. Trégouët (Rodez, França, 2014), o La Lira Theatre Open Space em colaboração com J. Puigcorbé (Ripoll, 2011), o restaurante Les Cols (Olot, Girona, Spain, 2011), o jardim de infância El Petit Comte, em colaboração com J. Puigcorbé (Besalú, Girona, Espanha, 2010), Vinícola Bell-Lloc (Palamós, Girona, Espanha, 2007), Sant Antoni - Biblioteca Joan Oliver, Centro para Idosos e Jardins Cándida Pérez (Barcelona, ​​Espanha, 2007) e Tossol-Basílio (Olot, Girona, Espanha, 2000).

Este ano, a cerimônia do Prêmio Pritzker acontecerá no Palácio Akasaka, em Tóquio, Japão, dia 20 de maio de 2017.

Assista abaixo um vídeo com os vencedores:

www.pritzkerprize.com

Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Março de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora