Breeam premia arquitetura inspirada em cultura indígena

Sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade vence, em Londres, concurso do Breeam Awards. Projeto do edifício em Cuiabá tomou como base as habitações do povos do Xingu


(Foto: divulgação / Sebrae)

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), edificação que fica no Centro Político Administrativo de Cuiabá, recebeu no início de março, em Londres, dois troféus na premiação Breeam Awards 2018. Um na categoria “Melhor edificação sustentável novas construções em uso da América” e o outro como o “Melhor prédio sustentável da competição” – nessa categoria, o vencedor é apontado por votação popular digital.

O projeto do CSS é de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso e doutor em Habitações Indígenas Brasileiras – o autor informa que a arquitetura do edifício, que foi inaugurado em 2011, tomou como base a sabedoria e o conhecimento ancestrais dos povos indígenas da região do Xingu – o parque que leva esse nome fica na região norte do Mato Grosso.

De acordo com a assessoria de comunicação do CSS Sebrae, essa foi a quinta edição da Breeam Awards e a primeira vez em que uma edificação da América Latina chegou à etapa final da competição. Ao todo, concorreram 68 prédios da Europa, Ásia e América que possuem a certificação do selo Breeam. A etapa final do concurso fez parte da programação do Ecobuild 2018, uma das principais feiras internacionais de construção sustentável.

O Ecobuild é um evento realizado pela Building Research Establishment (BRE), instituição britânica fundada em 1921 que também é responsável pelo selo Breeam – criada em 1990, essa certificação está presente em mais de 70 países e já concedeu o selo para mais de 250 mil prédios (entre novos e antigos) de diversos países em vários continentes.

“A BRE é referência em construções sustentáveis no mundo, pois desenvolve projetos de vanguarda e totalmente inovadores, está sempre pesquisando novos materiais, resíduos, reciclagem e processos. A instituição conta com um time de cientistas da construção, que se dedicam à criação de soluções para habitações e edificações em geral do Reino Unido e em outros países”, informa a assessoria do CSS Sebrae.

O prédio do CSS possui formato de uma ogiva como são as casas xinguanas, exemplares em termos de arquitetura bioclimática e vernacular, e tem como materiais predominantes o concreto aparente e o vidro nas fachadas. Oferece benefícios como: conforto térmico; aproveitamento máximo de luz natural; cobertura em duas cascas, que permite a refrigeração interna do prédio e a coleta de água de chuva.

Na área posterior da edificação, há uma estação de vermicompostagem que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e poda de árvores e plantas. O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade e está localizado junto ao Sebrae MT, em Cuiabá. Sua missão é produzir e distribuir conhecimento para todas as unidades do Sistema Sebrae sobre o tema e atender demandas de empresários e empreendedores.

As ações do CSS objetivam estimular o ingresso dos pequenos negócios – 98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas – o quanto antes, na chamada nova economia ou economia de transição, que considera a sustentabilidade um dos eixos fundamentais, valorizando o equilíbrio entre os resultados econômicos, ambientais, sociais e culturais das atividades empresariais.