Conheça os 5 finalistas brasileiros do 2° Prêmio Oscar Niemeyer

Aleph Zero + Rosenbaum, C+P Arquitetura, Nonato Veloso, Arquitetos Associados e Brasil Arquitetura concorrem com outros 15 finalistas ao prêmio que reconhece o melhor da produção arquitetônica da América Latina


Um dos projetos brasileiros finalistas: Cais do Sertão, do Brasil Arquitetura (Foto: Joana França)

Dos 13 projetos brasileiros enviados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para participar do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana 2018, cinco foram classificados para a fase final e irão concorrer ao prêmio com outros 15 finalistas da América Latina. A premiação será realizada no dia 23 de outubro, na Cidade do México.

Os cinco projetos brasileiros finalistas são: Moradias Infantis (TO), do Aleph Zero + Rosenbaum; Hostel Villa 25 (RJ), C+P Arquitetura; Casa da Cultura ADUnB (DF), Nonato Veloso; Estúdios Ouro Preto (MG), Arquitetos Associados; e Cais do Sertão (PE), Brasil Arquitetura.

Para fazer a primeira seleção dos projetos nacionais, o IAB montou uma comissão especial – sob a coordenação de Fabiano Melo, vice-presidente nacional do instituto, e formada por arquitetos curadores de cada uma das cinco regiões do país. A ideia foi regionalizar o levantamento de obras para proporcionar um olhar panorâmico da produção arquitetônica brasileira.

Nessa primeira etapa, cada membro da comissão indicou obras de sua respectiva região, totalizando 23 obras da região Sudeste, quatro da região Norte, três da região Centro Oeste e cinco da região Nordeste. Não houve indicações de obras da região Sul. Em seguida, o IAB fez uma nova seleção, chegando aos 13 projetos indicados ao prêmio.

O 2° Prêmio Oscar Niemeyer concederá laureações para o primeiro, segundo e terceiro lugares, e também poderá conferir até duas menções honrosas. O júri é composto pelos arquitetos Carla Juaçaba, Cesar Shundi, Carlos Jimenez, Fabian Farfán e Jean-Pierre Crousse. 

O Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana é uma iniciativa da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), fundada em 2012 na Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, e assume como referência o nome do icônico arquiteto da América Latina: o brasileiro Oscar Niemeyer, cujo trabalho é reconhecido no mundo todo.

Conheça todos os projetos brasileiros participantes:

1. Moradias Infantis – Aleph Zero + Rosenbaum – Formoso do Araguaia/TO (finalista)
2. Hostel Villa 25 – C+P Arquitetura – Rio de Janeiro/RJ (finalista)
3. Casa da Cultura ADUnB – Nonato Veloso – Brasília/DF (finalista)
4. Estúdios Ouro Preto – Arquitetos Associados – Sete Lagoas/MG (finalista)
5. Cais do Sertão – Brasil Arquitetura – Recife/PE (finalista)
6. CEFA – Cristina Xavier – Santarém/PA
7. Residência Campinarana – Laurent Troost – Manaus/AM
8. Casa do Prumirim – BRRO arquitetura – Ubatuba/SP
9. Casa na Praia Vermelha – Nitsche Arquitetos – Ubatuba/SP
10. Mercado de Peixes – – Arcosanti Arquitetura + Esdras Santos Arquitetura e Urbanismo+ Fausto Nilo Arquitetura – Fortaleza/CE
11. Universidade Anhembi Morumbi – KAAN Architecten + URBsp – Piracicaba/SP
12. Casa RA – MRGB – Brasília/DF
13. Instituto L’Oreal – perkins+will, raf arquitetura – Rio de Janeiro

Confira todos os 20 finalistas internacionais do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana 2018.