IAB-SP debate prática dos concursos de arquitetura

Nesta terça-feira, 8 de maio, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo realiza debate com o tema “Perspectivas da arquitetura: Qual o peso da tradição?”

A sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP) recebe nesta terça-feira, 8 de maio, às 19h, uma mesa de debates com o arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, fundador do escritório Vigliecca e Associados e vencedor de inúmeros concursos; César Shundi, sócio do escritório Siaa e professor da FAUUSP e Escola da Cidade; e Camile Bianchi, arquiteta, pesquisadora e fundadora do Collectif Readymake. A mediação será de Ursula Troncoso, fundadora do Ateliê Navio e integrante do instituto A Cidade Precisa de Você.

O evento faz parte de um ciclo de debates que tem como objetivo discutir os rumos da arquitetura brasileira, fundamentado por discussões e críticas atuais e tendo como pano de fundo a prática dos concursos de arquitetura.

O IAB-SP acredita que “o papel subestimado do arquiteto urbanista em relação à realidade urbana nacional intensifica um processo de depreciação da profissão, muito em função do isolamento dos debates e das práticas de projeto”. Portanto, julga necessário um esforço da comunidade de arquitetos e urbanistas para se repensar a atuação profissional na direção de novas agendas coletivas.

A entidade acredita ainda que o olhar voltado aos concursos, seus processos, resultados e formas de organização pode ser um caminho produtivo no fomento desta discussão, apontando direções na evolução da dinâmica da arquitetura e urbanismo brasileiros. “E que isto seja apenas o começo de um processo amplo e participativo para a formulação de um novo marco regulador dos concursos de arquitetura e urbanismo no Brasil”, ressalta.

 

“Perspectivas da arquitetura: Qual o peso da tradição?”
Local Sede do IAB-SP
Endereço Rua Bento Freitas, 306 – São Paulo (SP)
Data 8 de maio de 2018 (terça-feira)
Horário 19h às 21h
Mais informações (11) 3259-6866; 3259-6149 e [email protected]
Entrada gratuita