IABsp divulga tema e curadores da Bienal de São Paulo

Selecionados em concurso, Ciro Miguel, Vanessa Grossman e Charlotte Malterre-Barthes propõem discussão do cotidiano na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Com o título “Todo Dia”, a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA) discutirá o cotidiano como a plataforma privilegiada por meio da qual é possível investigar o esforço da arquitetura para permanecer relevante como atividade humana especializada no século 21.

A proposta curatorial, apresentada pelos brasileiros Ciro Miguel e Vanessa Grossman e pela francesa Charlotte Malterre-Barthes – ambos ligados ao Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) -, foi a vencedora de um concurso inédito realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp).

“‘Todo Dia” tem como ambição desencadear uma interface nítida e viável entre as práticas globais predominantes e os debates em arquitetura, considerando a natureza específica e as idiossincrasias de São Paulo, promovendo colaborações, por meio de várias formas de eventos e debates, entre atores — praticantes e teóricos, protagonistas e emergentes, locais e internacionais”, explicam os autores.

A divulgação da equipe curadora, do tema e conteúdo proposto foi realizada em evento na sede do instituto, no dia 31 de agosto. Também teve início exposição das propostas participantes do concurso.

Correalizado com o Arq.Futuro e em parceria com ArchDaily e SKR, o concurso contou com um júri composto por 13 profissionais nacionais e internacionais e com variedade de região, raça, gênero e área de atuação.

O prazo para envio de recursos no concurso vai até 7 de setembro. Portanto, o resultado final só será divulgado no dia 10 do mesmo mês.

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é realizada pelo IABsp desde sua primeira edição em 1973. Sua 12ª edição acontecerá na cidade de São Paulo de setembro a dezembro de 2019.

Mais informações no site do IABsp ou pelo e-mail [email protected].

Ciro Miguel, Vanessa Grossman e Charlotte Malterre-Barthes