Inscrições abertas para prêmio de arquitetura em madeira

A edição de 2018 do prêmio Ibramem Amata, que visa estimular a construção em madeira, está aberta para profissionais e estudantes

Imagem: Divulgação / Ibramem


Com inscrições abertas até 18 de março deste ano, o Prêmio Ibramem/Amata vai contemplar projetos em madeira nas categorias profissional e estudante, ambos envolvendo as áreas de engenharia e arquitetura e urbanismo, de todos os países da América Latina.

O concurso, patrocinado pela empresa florestal brasileira Amata, visa incentivar o uso da madeira como a melhor alternativa para a construção civil, respeitando sua linguagem e enquadramento dentro dos princípios da construção sustentável.

Para participar, os estudantes latino-americanos devem estar regularmente matriculados nos cursos de engenharia ou arquitetura e urbanismo e apresentar proposta em conjunto com o professor/orientador, da mesma instituição, seguindo o tema "Uso da madeira como sistema preponderante para equipamentos públicos em pequena escala" (como abrigos para ônibus, bancas de serviços e similares).

Na modalidade profissional, é necessário que o participante resida e pratique exercício regular na América Latina. O tema da proposta é livre, desde que tenha sido executada no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. 

O júri é formado por profissionais internacionais de engenharia e arquitetura e urbanismo: João Marcos Almeida Lopes (professor orientador no Programa de Pós-graduação do IAU); Akemi Ino (professora livre docente da USP no IAU); Marta Moreira (sócia do MMBB arquitetos); Andrew Waugh (sócio fundador do Waugh Thistleton); a arquiteta chilena Cazú Zegers; e Ana Belizário (arquiteta da Amata).

O vencedor da categoria estudante será premiado com uma viagem a Santiago, Chile, para conhecer a indústria de madeira para a construção civil. Já o profissional escolhido receberá uma viagem com estadia e inscrição no WCTE - World Conferenceon Timber Engineering, que acontece em agosto deste ano, em Seul, na Coreia do Sul.

Os finalistas serão divulgados no dia 22 de março e os vencedores serão conhecidos em evento de premiação (XVI Ebramem) no dia 28 de março, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

As incrições e entregas dos trabalhos no Prêmio Ibramem Amata 2018 podem ser feitas pela internet.

Publicada originalmente em ARCOweb em 09 de Fevereiro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora