Itaú cultural consagra acervo de Mendes da Rocha em exposição

A mostra Ocupação Paulo Mendes da Rocha reúne parte do rico acervo produzido pelo arquiteto brasileiro, além de promover passeios guiados e workshops que tematizam suas criações

Imagem: divulgação

Até 4 de novembro de 2018, o Itaú Cultural, em São Paulo, recebe a exposição “Ocupação Paulo Mendes da Rocha”, que apresenta o trabalho do arquiteto urbanista por meio da reunião de croquis, fotografias, maquetes, textos críticos e depoimentos.

O acervo – que contou com curadoria do arquiteto Guilherme Wisnik e do próprio Itaú Cultural – foi reunido sob o tema “águas”, que, por sua vez, revela-se como elemento norteador da obra de Mendes da Rocha, visto sua contemplação desde o imaginário dos rios e dos mares, até a proposta de um sistema fluvial para a América Latina, passando pela piscina como ideal de espaço público.

A mostra inaugurada no dia 12 de setembro também pode ser compreendida por meio de uma publicação impressa com artigo da jornalista Marcella Chartier, que fala a respeito da produção do arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker e do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto de sua obra, entre outros prêmios, além de um ensaio fotográfico produzido por Tuca Vieira sobre duas obras do homenageado: o Poupatempo Itaquera e o Sesc 24 de Maio. As fotos são acompanhadas de depoimentos de usuários de cada local.

No site do programa Ocupação, foram publicados parte da exposição e um conteúdo exclusivo que reúne entrevistas com parceiros de trabalho e pessoas próximas a Mendes da Rocha, como o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, seu filho; a diretora Ana Helena Curti, da Arte3; a diretora teatral Bia Lessa; a artista visual Carmela Gross; e Guilherme Wisnik, curador dessa mostra.

Além da exposição, o programa Ocupação promove visitas a construções de Mendes da Rocha – como Pinacoteca do Estado de São Paulo, recentemente reformada pelo arquiteto; Galeria Leme; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE); Sesc 24 de Maio; Centro Cultural Fiesp; e Praça do Patriarca – guiadas pelas arquitetas Luciana Itikawa e Marta Moreira. Além dos passeios, o evento promove workshops com as temáticas “Cidades Inventadas” e “Maquetes de Papel”, que trabalham aspectos da obra do arquiteto a partir de diferentes metodologias.

 

Confira depoimento de Sofia Fan, gerente do núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural:

“A Ocupação Paulo Mendes da Rocha, que abriu em 12 de setembro e permanece em cartaz até 4 de novembro, faz parte de um conjunto de projetos e ações do instituto voltados para o apoio à difusão – e organização, em alguns casos – de acervos de grande relevância. O instituto vem atuando com projetos ligados à memória desde sua criação há 30 anos e desde 1999 tem promovido a digitalização de acervos de artistas nas mais diversas linguagens, além de críticos e teóricos da arte e arquitetos.

No campo da arquitetura, tivemos projetos de destaque, como a parceria e apoio para a digitalização de uma parte do acervo de Oscar Niemeyer, resultando também na exposição Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos, realizada em 2014 no Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Oscar Niemeyer e com curadoria de Lauro Cavalcanti. No ano seguinte, o premiado arquiteto e professor João Batista Vilanova Artigas, foi tema de uma mostra da série Ocupação – dedicada a artistas contemporâneos que são referência nas artes -, que teve a participação da família na organização e curadoria do Itaú Cultural compartilhada com a sua filha, Rosa, e o arquiteto Alvaro Razuk. O instituto também apoiou a produção do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz e livro sobre a sua obra, com estreia e lançamento durante a exposição.

Neste ano, uma grande exposição mostrou as várias frentes de produção do designer e arquiteto carioca Sergio Rodrigues, em conjunto com o Instituto Sergio Rodrigues, resultado de uma parceria para o apoio na organização do acervo e de um livro com a produção de textos e ensaios críticos do arquiteto. A curadoria desta mostra foi conjunta entre Daniela Thomas, Mari Stockler, Fernando Mendes e Felipe Tassara.

A Ocupação Paulo Mendes da Rocha tem curadoria compartilhada da equipe do Itaú Cultural com Guilherme Wisnik e Ana Helena Curti. Ela traz uma visão do arquiteto sobre questões que tratam de democracia e qualidade de vida nas cidades, por meio de projetos não-realizados, em sua maioria, para ilustrar sua visão generosa na relação das pessoas com a paisagem, seja natural ou construída. Neste projeto, foi possível contar com a participação do homenageado para conversas e reflexões com as equipes durante a preparação da exposição. Um livro que reúne seus escritos será lançado ainda neste ano, com apoio do Itaú Cultural. 

Os diversos projetos visam colaborar na construção de memória e legado de importantes arquitetos e para a difusão de conteúdo voltado para a pesquisa, as exposições e publicações contribuem para aumentar a visibilidade e conhecimento por parte do público. E não pararemos por aqui. Na programação do ano que vem, já consta a Ocupação Gregori Warchavchik.”

 

Para mais informações, confira a programação abaixo:

Programação

Visitas guiadas
Sesc 24 de Maio, Centro Cultural Fiesp e Praça do Patriarca – Marta Moreira
Data 27 de setembro (sábado)
Horário 15h

Oficinas
Cidades Inventadas
Data 22 de setembro (sábado) | 6, 13, 20 e 27 de outubro (sábado)
Horário 15h

Maquetes de Papel – por Naná Mendes da Rocha e Guilherme Tanaka
Data 1 de novembro (quinta-feira)
Horário 19h

Inscrições pelo site do Itaú Cultural

Ocupação Paulo Mendes da Rocha
Local
 Itaú Cultural – piso 1
Endereço Avenida Paulista, 149 – São Paulo (SP)
Data 12 de setembro a 4 de novembro de 2018
Horário terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h | sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Classificação indicativa livre para todos os públicos
Confira mais informações no site oficial do Itaú Cultural