Livro celebra 30 anos de carreira de Fernando Brandão

O livro Belonging: Always! será lançado no dia 12 de novembro, às 19h, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo


Imagem: Divulgação / MCB

"Belonging: Always!", livro de autoria do arquiteto Fernando Brandão, que celebra seus 30 anos de carreira, tem formato inspirado na cultura digital e na tradicional cultura chinesa. O lançamento será na próxima segunda-feira, 12 de novembro, às 19h, no Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo. O evento é aberto ao público e gratuito.

Nascido em 1960, na capital paulista, Fernando Brandão formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santos (FAUSantos) em 1985. Foi diretor e vice-presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e integra o Beijing DeTao Masters Academy, em Xangai, que engloba mais de 300 professores do mundo todo.

A publicação apresenta referências da arquitetura contemporânea brasileira por meio de textos, fotografias, desenhos, plantas e croquis de todas as fases da trajetória do arquiteto. Também faz registro de importantes trabalhos do autor, como desenvolvimento de identidade visual, instalações, estandes customizados para feiras, expografias, mostras de arquitetura, além de outros projetos idealizados para grandes marcas, como Itaú, Perdigão, Giroflex, Deca, Sesc SP, H. Stern, e a icônica Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
A obra foi organizada em cinco capítulos: acessibilidade, conectividade, sustentabilidade, identidade e humanidade - princípios que norteiam o trabalho de Brandão. "Gosto de emocionar as pessoas, fazer com que elas se sintam completas", comentou. 

Pensado como se fosse um presente chinês, com design do fecho em estilo oriental, o título contém 768 páginas em pequeno formato. O arquiteto explica que, "hoje em dia, todos leem arquitetura em pequenos formatos, como nas fotos do Instagram e do Facebook. Esse livro transforma-se em um objeto de design que permite afeto – é um presente ao estilo chinês que busca transmitir gratidão, respeito, consideração e generosidade". Apenas mil exemplares foram impressos e a publicação conta com textos em português, inglês e mandarim.

Fernando Brandão ganhou destaque quando venceu o concurso para o projeto do Pavilhão Brasileiro na Expo Universal de 2010, em Xangai, na China. Estruturado com madeira pinus, típica brasileira, o edifício bateu recorde brasileiro de público em um evento no exterior, quando recebeu 2,6 milhões de visitas.
Três anos depois, Brandão abriu um escritório em Xangai, sendo o primeiro arquiteto brasileiro com base em território chinês, onde também realiza palestras e workshops em universidades como Fudan University Shanghai e Peking University.

Além da promoção do MCB, o lançamento do livro conta com apoio da Nextera Brasilit e Cebrace.

Lançamento do livro “Belonging: Always!, de Fernando Brandão
Local Museu da Casa Brasileira (MCB)
Endereço Av. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano, São Paulo (SP)
Data 12 de novembro de 2018 (segunda-feira)
Horário 19h às 22h
Mais informações no site do MCB
Evento aberto ao público e gratuito 

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Novembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora