< meta name="keywords" content="Entrevista, Arquitetos" /> Entrevista: Carlos Lemos - ARCOweb

Entrevista: Carlos Lemos

"Talento não se transmite"

Aos 88 anos, o arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos mantém-se ativo. Chega à FAU da rua Maranhão dirigindo e é capaz de falar por horas a fio, mantendo o tom de voz baixo e sereno. Oficialmente aposentado, ele continua lecionando no programa de pós-graduação da FAU/USP, prestes a completar 60 anos como professor. “Faço isso por patriotismo ou por vício, não sei bem ao certo”, afirma.

Formado pela Universidade Mackenzie em 1950 (a FAU/USP só foi fundada em 1948), Lemos tornou-se especialista em história da arquitetura brasileira e em preservação do patrimônio, o que o levou a colaborar com órgãos das três esferas públicas do setor. Sua extensa produção bibliográfica agora inclui Da taipa ao concreto - Crônicas e ensaios sobre a memória da arquitetura e do urbanismo, livro recém-lançado pela editora Três Estrelas. Os textos do arquiteto também estão, juntamente com os de Ricardo Toledo Silva, em Transformações urbanas: São Paulo 1893-1940 (leia a seção Biblioteca nesta edição), recém-lançado pela Fundação Energia e Saneamento, de São Paulo.

De um ano para cá o senhor recebeu homenagens, como a Ordem do Mérito Cultural 2012, do Ministério da Cultura; a Medalha Anchieta 2012, concedida pela Câmara Municip

Acesso exclusivo para assinantes! Para continuar, assine PROJETOdesign

Clique e Assine Já sou assinante PROJETOdesign

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora