PERFIL: Andrade Morettin Arquitetos

Construção industrializada de baixo impacto na paisagem

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1° lugar em concurso, 2015) - Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do concurso foi a concepção de uma área residencial a ser construído ao lado da área didática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Com foco em pesquisa em matemática e na formação acadêmica para mestrado, doutorado e pós-doutorado, ele ocupa atualmente uma área no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, onde há forte declive e que é densamente arborizada.

Segundo o memorial do projeto, as novas unidades de habitação, totalizando 126 quartos, estão divididas em diversas tipologias: estúdios, apartamentos de um e dois dormitórios e apart-hotel. Além disso, foram previstas novas instalações para as áreas didáticas, ampliando o número de gabinetes de pesquisadores, criando novos auditórios e áreas de pesquisa.

O principal desafio foi causar o mínimo impacto na paisagem existente. Criaram-se, então, pavilhões lineares dispostos ao longo das curvas de nível do terreno. Como de hábito no Andrade Morettin Arquitetos, a arquitetura se baseia em construções leves, elevadas do solo sobre pilares, vinculadas a uma rede de espaços cobertos e descobertos. Esses pavilhões são articulados entre si por caminhos perpendiculares que traspassam as cotas de nível até acederem à praça superior, que congrega a vivência no campus. Ela é ladeada pelas atividades coletivas do conjunto e permite o acesso à sede original do instituto.

O projeto recebeu em janeiro de 2017 um dos prêmios regionais concedidos pela Fundação LafargeHolcim para construções sustentáveis, e está em fase de desenvolvimento do projeto executivo, previsto para ser finalizado no início de 2018.



Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 440
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora