Conteúdo Stobag

Identidade visual e proteção solar

A fachada têxtil Revesto, da Stobag, foi aplicada na face frontal do Centro de Educação Profissional Senac Turismo e Gastronomia, inaugurado no ano passado em Campo Grande (MS), para garantir uma linguagem estética contemporânea ao edifício e controlar a incidência solar nos interiores. A empresa também forneceu a cobertura retrátil Folding Pergola para áreas externas do projeto

O edifício projetado pelo escritório local Sá Earp Arquitetura para o Senac/MS possui, ao longo de sua fachada principal, amplas janelas de correr de alumínio e vidro, que proporcionam a entrada de iluminação natural nos interiores das salas. Com orientação ao norte, no entanto, essa face recebeu uma solução arquitetônica para regular a incidência solar e proteger a edificação dos raios UV, mas sem impedir a ventilação.

Foram aplicadas membranas têxteis Soltis 86, que integram a linha Revesto da Stobag, em área de 380 metros quadrados. Composta por fios de poliéster de alta tenacidade recobertos por PVC, o tecido Soltis 86 possui microfuros que permitem a circulação de ar e a passagem de luz, apresentando um fator de abertura de 14%. Assim, mantém-se a permeabilidade visual de dentro pra fora do edifício.

Foram tensionadas 75 telas em uma estrutura metálica com vãos de 1,50 x 3,40 metros, montadas de forma rápida e prática no local e fixadas a um metro de distância do corpo da edificação, o que possibilita uma área de passagem para manutenção e limpeza.

Nas cores amarelo, branco, cinza e preto, as telas solucionaram outra premissa do projeto: dotar a identidade visual do Centro de Educação Profissional Senac Turismo e Gastronomia de uma linguagem contemporânea. Também esconderam telas de proteção contra insetos obrigatórias nas janelas de cozinhas didáticas e do restaurante. “A escolha da fachada têxtil foi, além da preocupação no tratamento da incidência solar, uma solução estética”, explica Cláudia de Paiva Sá Earp, titular do Sá Earp Arquitetura.

O escritório especificou ainda a cobertura retrátil Folding Pergola, da Stobag, uma solução completa para a proteção de áreas externas. O estacionamento foi idealizado como uma praça para poder receber eventos de gastronomia. Para conseguir esse resultado visual, a arquiteta delimitou as vagas por meio da paginação de piso (pedra portuguesa) e criou uma estrutura metálica em balanço, que recebe a cobertura. “Como já estávamos limitados pela taxa de ocupação, a escolha da solução foi fundamental para proporcionar o conforto de uma área coberta no espaço”, explica.

O Folding Pergola é totalmente produzido em alumínio, mantendo‑se inalterado durante os anos. Além disso, pode ter largura máxima de 10 metros e abertura de até 7 metros, com uma área total coberta de até 70 metros quadrados. Com acionamento sempre motorizado, podem ser adicionados sensores de clima para abrir e fechar automaticamente a cobertura na presença de sol, chuva ou vento.

www.stobag.com.br contato@stobag.com.br 
(41) 2105-9000 | 0800 709 9080

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 448
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora