Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana: Senac São Miguel Paulista, São Paulo

No térreo, o convite à comunidade

Implantada em lote de esquina em São Miguel Paulista, distrito no extremo leste de São Paulo, a nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - com mais de 26 mil metros quadrados de área construída - é configurada por três blocos e um pátio central. O projeto desenvolvido pelo escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana buscou potencializar a relação entre o público e o privado, estabelecendo, no nível da rua, possibilidades diversas para o uso pela comunidade

É no número 1.500 da Marechal Tito, uma das mais importantes e movimentadas avenidas da zona leste da capital paulista, que fica o acesso de pedestres do Senac São Miguel Paulista (já os veículos entram pela avenida perpendicular, a Rosária). O projeto potencializou a interação do terreno de esquina (8 mil metros quadrados de área) com a cidade, criando, por exemplo, amplas calçadas.

Uma praça, possibilitada por um chanfro no volume principal, convida a comunidade do distrito com mais de 360 mil habitantes - e também do entorno - a usufruir do conjunto inaugurado em março deste ano, cujo projeto foi iniciado por Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana em 2011.

O primeiro contato é com uma central de atendimento e uma biblioteca de uso público ainda no nível da rua, entremeadas por um átrio que se transforma em uma espécie de alameda, extrapolando os limites da construção. Ela conduz usuários e visitantes a uma área verde no centro da implantação, através da qual se pode aceder ao térreo dos outros dois blocos edificados.

A condição arbórea do lote colaborou para o desenvolvimento da proposta arquitetônica, como sinaliza a arquiteta Adriana Levisky, titular do escritório paulistano: “Já existia um bosque bucólico, com uma condição intimista. Entendemos que não faria sentido desconsiderar essa condição, o que permitiu uma ambiência interessante para a convivência”.

A implementação da unidade em São Miguel Paulista, que, com 26 mil metros quadrados, tornou-se a maior do estado de São Paulo, se justifica pela carência de equipamentos de ensino profissionalizante na região, tanto que a instituição de ensino destina 80% de sua oferta para vagas gratuitas. Sua concepção está em consonância com a proposta pedagógica do Senac, que traz uma visão de ensino contemporânea e multidisciplinar.

Lúdicos e flexíveis, os espaços estimulam o aprendizado teórico e prático, a criatividade e a permanência. Os corredores foram amplificados para serem usados como ambientes de estar ou de aulas informais. Além das mais tradicionais, há salas que simulam ambientes reais, por exemplo, um bar e um apartamento no curso de hotelaria, com equipamentos e materiais com qualidade e alta tecnologia.

Cada pavimento do edifício principal (além de subsolo e térreo, há mais cinco andares temáticos) recebeu uma cor relacionada à área de formação: gastronomia em vermelho, informática em amarelo etc. Projetados e especificados de forma concomitante, segundo Adriana, arquitetura, mobiliário, comunicação visual e luminotécnica confluem, uniformizando a proposta.

Os sistemas construtivos escolhidos também promovem a flexibilidade espacial: lajes protendidas, pilares de concreto, pés-direito altos, divisões em drywall, piso elevado, entreforro (salas de aula). Em ambientes onde o conforto acústico era suficiente, as instalações foram deixadas aparentes, aproximando o usuário dos elementos construtivos. Para Adriana, o Senac São Miguel Paulista não apresenta uma arquitetura que tem dificuldade de se reinventar no tempo: “Ao contrário, é uma caixa com condição total de readequação”.

Sensível às questões de insolação e ruído, a fachada norte - voltada à avenida Marechal Tito - ganhou caixilharia composta por vidros fixos com proteção acústica e camada de brises metálicos. A face oeste tem vãos menores, mas conta com eixos estratégicos de iluminação e sistema de fachada ventilada (mosaico com placas de agregado cimentício e material reciclado). A fachada sul, por sua vez, é completamente revestida por vidro, permitindo a entrada de luz natural e conexão visual com o pátio central.

Para ampliar a iluminação, projetou-se uma claraboia de vidro laminado. É também no miolo da gleba que fica o edifício de menor proporção. Com apenas dois pavimentos (térreo com auditório e pavimento superior voltado a cursos de editoração, rádio e TV), possui uma praça interna que une todos os blocos edificados. Além de administração, cursos de paisagismo, visagismo e moda, o terceiro volume traz pavimentos garagens e é envelopado por um tecido ventilado e serigrafado. A ideia é que esse elemento, cujas informações podem ser atualizadas constantemente, amplie o diálogo com o público externo.


Foto: Nathalie Artaxo

Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana
Adriana Levisky (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, 1992) é vice-presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), além de representante da AsBEA na Comissão de Edificações e Uso do Solo (Ceuso) e da Fecomercio SP na Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU). É ainda membro do Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo e coordenadora adjunta da Comissão de Organização e Administração (COA‑CAU/SP).



Ficha Técnica

Senac Unidade São Miguel Paulista
Local São Paulo (SP)
Início do projeto
2011
Conclusão da obra 2017
Área do terreno 7.945,00 m2
Área construída
26.089,30 m2

Arquitetura Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana - Adriana Levisky (autora); Renata Gomes, Aline Lima, Ana Carolina Angotti, Carlos de Azevedo, Carolina Cominotti, Carolina Pazian, Caroline Fernandes, Daniel Mifano, Fellipe Brandt, José Eduardo Borba, Karina Machado, Lígia Gonçalves, Lilian Braga, Lilian Maracini, Luciene Sandoval, Marina Tarquini, Nelson Pietra, Rosangela do Nascimento, Tatiana Antonelli, Thaís Cardoso e Vivian Hori (equipe)
Construção Consultenge
Estrutura ETCPL
Estrutura metálica
Cia de Projetos; ETCPL
Fundação
MGA Consultores de Solos
Instalações SELTEN Instalações e Consultiva Engenharia
Ar-condicionado
Clima Clean Ar Condicionado e Instalações
Acústica Harmonia Acústica
Luminotécnica Studio IX
Esquadrias QMD Consultoria
Ancoragem PB Soluções em Sistemas de Ancoragem
Comunicação visual Oz Design
Cozinhas Nucleora Projetos
Paisagismo Fany Galender Arquitetura e Paisagismo Ltda
Impermeabilização PROASSP
Elevadores Empro Comércio e Engenharia em Transporte Vertical
Acessibilidade
Design Universal Consultoria
Maquete eletrônica Visualize Arquitetura Digital
Maquete volumétrica Practica Maquetes
Aprovação e consultoria legal Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana; Gaia Semear Ltda; Tékton S.A Ltda; Engepoint - Gerenciamento e Consultoria Ltda
Fotos Ana Mello 

Fornecedores

Deca, KB Inox (louças, metais e bancadas);
Thyssenkrupp, Basic (elevadores e plataformas);
Dorma-Kaba (ferragens);
Placo, Owa, Refax (forros);
Beaulieu, Nova Fase, Ajj Granitos, Tarkett, Eliane, Intercity, Santa Luzia, Remaster (pisos e rodapés);
Neocon, Placo (vedações internas);
Refax (brises);
Viroc, Tyvec (vedações internas);
Sol Esquadrias (ACM; caixilharia - execução);
Alwitra (cobertura da marquise);
Glassec (vidros laminados);
Eliane, Pasticor, Walldress, Concryl, Vibrason, AJJ Granitos (revestimentos de parede);
Remaster (laje jardim);
Itaim (luminárias);
J.Matic (estruturas metálicas, guarda-corpos e gradis - execução);
Cemotec (escada metálica da biblioteca - execução);
Quitaúna Vidros (gradil de vidro e alumínio - execução);
Gefokal (comunicação visual e móbile - execução);
XAir (equipamentos de climatização)

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora