Conteúdo La Fonte

Máxima segurança para torre com alto tráfego

O novo Sesc Avenida Paulista resulta de um retrofit no edifício que abrigava a antiga sede do Serviço Social do Comércio. Assinado por Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, o projeto com quase 12 mil metros de área conta com ambientes marcados pelo intenso tráfego de pessoas, exigindo produtos e soluções que garantem segurança e acessibilidade, como os que foram fornecidos pela La Fonte - marca do grupo internacional ASSA ABLOY

O programa da mais recente unidade do Sesc em São Paulo - inaugurada em abril deste ano - contempla em 17 pavimentos praças multiúso, espaços para exposições e espetáculos, biblioteca, comedoria, entre outros serviços. Em destaque, um café e um disputado mirante no último andar, que proporciona amplas vistas para a avenida Paulista.

O projeto de intervenção do escritório paulistano Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados buscou estabelecer uma arquitetura que promovesse amplamente o uso público, priorizando, nesse sentido, soluções que incentivam a permeabilidade espacial e visual. O alto tráfego nos interiores da edificação também exigiu a especificação de materiais e sistemas que garantem a segurança e acessibilidade do diversificado público.

Uma das marcas brasileiras que integram a multinacional ASSA ABLOY, líder mundial em soluções completas para a abertura de portas, com mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países, a La Fonte participou do projeto fornecendo diversos produtos de seu portfólio com mais de 400 itens.

Barras antipânico (NT2) de máximo desempenho, resistentes ao fogo e à corrosão, foram instaladas para garantir a saída dos ambientes de forma rápida e com o mínimo esforço físico em casos de emergência. Portas corta-fogo da Metalika (outra marca da ASSA ABLOY) receberam molas aéreas no modelo DC300, responsáveis por controlar automaticamente a velocidade de fechamento das portas. Com isso, os espaços ganharam privacidade, higiene e conforto, além de economia de energia e segurança.

O Sesc Avenida Paulista conta com o conjunto de fechaduras 513, que tem o acabamento de inox lixado e dez anos de garantia no funcionamento, além de conjuntos de fechaduras 2236 com cilindros ovais para portas de giro externas em perfil estreito, que foram pintadas na cor preto fosco. Também foram especificados puxadores de inox (PH1) e dobradiças de latão (modelo 85), que têm alta resistência à oxidação, forte apelo visual e facilidade de limpeza.

Além da segurança, o grupo ASSA ABLOY tem a sustentabilidade como uma das suas prioridades: é pioneiro no uso do cromo ecológico, que não é tóxico e não agride o meio ambiente, realiza tratamento e reutilização da água em sua unidade de produção, além de ser a único do mercado de ferragens com as certificações internacionais de gestão ambiental ISO 14001 e gestão de qualidade ISO 9001. Também realiza junto ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil) - ONG que concede o selo Leed - trabalho de divulgação da construção sustentável em todo o território brasileiro.

www.lafonte.com.br 
www.assaabloy.com.br 
(11) 5693-4700 | 0800 77 22 000

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora