Conteúdo Ecophon

No Sesc, forro acústico prático e elegante

As áreas de acesso aos 17 pavimentos do Sesc Avenida Paulista, inaugurado este ano em São Paulo, contam com sistema de forro acústico de alta performance. Especificado pelo escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, autor do projeto de arquitetura, o Ecophon Focus Ds permitiu aparência monolítica aos ambientes, por possuir placas com perfis ocultos, além de serem desmontáveis, facilitando o acesso ao entreforro

Em grande parte do Sesc Avenida Paulista, a opção do projeto assinado por Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados foi deixar as lajes aparentes para ampliar o pé-direito, adequando os ambientes ao novo programa. O uso de forros acontece apenas nas áreas que necessitavam de maior proteção das instalações.

Nos halls dos elevadores do edifício de 17 andares e cerca de 12 mil metros quadrados de área construída foram aplicados forros da Ecophon, empresa que integra o grupo internacional Saint-Gobain. O modelo escolhido foi o Ecophon Focus Ds, na modulação 600 x 600 mm, que reduz níveis sonoros e atenua a propagação do som.

Trata-se de um sistema de forro acústico de alta performance indicado para aplicação em áreas onde o perfil oculto é necessário. Como os perfis não são aparentes, esse sistema ofereceu estética mais homogênea aos espaços da edificação. As placas em lã de vidro de alta densidade possuem bordas bisotadas, formando uma discreta junção entre elas, além de serem desmontáveis, o que permite fácil integração com luminárias e sistemas de ventilação.

O uso de perfis Ecophon é recomendado para conferir maior estabilidade e alinhamento ao sistema, permitindo acesso rápido e prático ao entreforro para eventuais intervenções de manutenção.

Segundo Vera Lucia Tusco, arquiteta associada do escritório Königsberger Vannucchi, esse foi um dos principais motivos para a especificação do forro Ecophon nos halls do elevadores. “Além da facilidade de remoção da placa, tem o perfil oculto, passando a impressão de ser contínuo, e permite a limpeza da placa em uma eventual manutenção”, acrescenta.

No Sesc Avenida Paulista, a opção foi aplicar o forro na cor branca, mas a linha Ecophon Focus conta com 16 cores para atender aos mais variados projetos. A flexibilidade também aparece na ampla gama de opções de design: dez tipos de bordas (inclusive visíveis, para criar padrões mais criativos); 11 diferentes tamanhos de painéis (os maiores, exclusivos no mercado, são oferecidos apenas pela Ecophon); além de seis soluções adicionais exclusivas, com produtos que permitem mudanças de nível, acabamentos de parede e tetos suspensos.

A Saint-Gobain Ecophon desenvolve, fabrica e comercializa produtos e sistemas acústicos que contribuem para um bom ambiente de trabalho ao melhorar o bem-estar e o desempenho das pessoas. A promessa “A sound effect on people” (O som do bem-estar) é a espinha dorsal da empresa.

www.ecophon.com
0800 055 3035

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora