PERFIL: Triptyque

3Land

Está começando o desenvolvimento de um projeto idealizado pelo Triptyque em conjunto com dois escritórios franceses de arquitetura: o Pietri Architects e o Nicolas Laisné Associés

Trata-se do desdobramento de um concurso promovido pelo poder público da cidade de Huningue, na França, que contempla o desenvolvimento de uma área ociosa junto à tríplice fronteira francesa com a Suíça e a Alemanha.

Dada a cooperação entre países, a iniciativa se chama 3Land. O terreno, de cerca de 14,5 mil metros quadrados de área, está voltado para o rio Rhine e localizado próximo ao campus da Vitra, famoso no meio arquitetônico por reunir edificações de profissionais importantes.

As três equipes desenvolveram conjuntamente o masterplan mas, individualmente, conceberão parcelas iguais do total de sete edificações que integram o complexo. Turismo, lazer, habitação e comércio são os itens do programa.

O projeto se estrutura a partir de um ponto de atividades de lazer, do qual partem os braços edificados (30 mil metros quadrados de área), sendo o estabelecimento de uma relação marcante da cidade com a água uma de suas prerrogativas. É, sem dúvida, o exemplo máximo de projeto complexo que o Triptyque, acumulando experiências nestes 17 anos de atuação, está apta a desenvolver. (E.G.) texto entre aspas:

"Acreditamos que o campo para a experimentação em arquitetura é amplo, não há assuntos nobres e assuntos pobres na nossa profissão. A cidade contemporânea, como São Paulo, merece todas as atenções, desde o posto de gasolina até o centro cultural" (Guillaume Sibaud)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 436
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora