Decoma Design: Showroom Cinex Rimadesio, São Paulo

Caixa cria marco cromático em meio a transparências

Os arquitetos Angela Romegialli e Luigi Mascheroni, titulares do estúdio italiano Decoma Design, desenvolveram a construção contemporânea e elegante que abriga o showroom Cinex Rimadesio em São Paulo

Na fachada, o volume maior tira partido da leveza e da transparência do vidro para revelar os interiores. Uma caixa vermelha suspensa marca o ponto de acesso e registra a presença da grife numa via famosa por reunir lojas de decoração. 

A composição estruturada em aço, com fechamentos de vidro e alvenaria, foi especialmente desenhada para receber o showroom que apresenta portas, divisórias e itens de mobiliário da empresa gaúcha Cinex e da grife italiana Rimadesio. O objetivo do cliente era dispor de amplo e valorizado espaço expositivo na alameda Gabriel Monteiro da Silva, endereço que concentra algumas das principais lojas de decoração, na zona oeste de São Paulo. A escolha do escritório Decoma Design para elaborar o projeto é conseqüência da parceria iniciada em 2004 entre a Cinex e o estúdio italiano, que assina alguns dos produtos que se encontram em exibição no showroom.

Com 11 x 40 metros e incrustado no meio de outras construções, o terreno tinha um pequeno conjunto de árvores em seu pátio posterior. Ele foi preservado e se tornou o ponto de partida do novo projeto, organizado ao seu redor, explica Daniel Ribeiro, arquiteto da Cinex que colaborou no desenvolvimento dos trabalhos.

Daí decorreu a opção de estabelecer o piso térreo em nível ligeiramente elevado em relação à rua e ao jardim interno, como se o showroom ocupasse um deque em torno de palmeiras e de um espelho d’água. Grandes portas e panos de vidro integram os espaços de exposição dos dois pavimentos a esse pátio, que faz uma citação tropical e procura oferecer a sensação de tranqüilidade, apesar da localização em pleno centro urbano, em região de intenso movimento.

Para a fachada, foram concebidas as duas caixas que se caracterizam pelo grande rigor geométrico e sintetizam os objetivos do cliente e o conceito da proposta. Uma delas, transparente, funciona como vitrine dos produtos ao mesmo tempo em que expõe o pé-direito duplo da entrada e os espaços internos do showroom, valorizando-os. A outra é vermelha e, suspensa sobre o acesso, cria um referencial cromático que destaca a presença da grife na alameda. Esse volume, marcado por um recorte horizontal numa das laterais, abriga setores administrativos e áreas de uso restrito aos funcionários.

A caixa da grande vitrine está recuada em relação à cobertura, de modo a formar-se uma marquise, que recebeu acabamento com pranchas de peroba de demolição, outra referência tropical explicitada no projeto.

Esse mesmo material foi aplicado nos revestimentos de paredes e forros, contrastando com o piso de cimento queimado que predomina em grandes superfícies homogêneas, sem dilatação. Aliados aos expositores de cor cinza, esses elementos criam um cenário neutro, cuja função é dar destaque aos itens expostos. O projeto de iluminação sinaliza os percursos e realça a elegante volumetria do conjunto.

Com 510 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, o showroom atende com certa folga às necessidades de espaços para exposição. Isso permitiu que parte do andar superior funcione também como um pequeno auditório, para a realização de cursos e palestras.

Luigi Mascheroni e Angela Maria Romegialli
Luigi Mascheroni e Angela Maria Romegialli são formados (1984 e 1991, respectivamente) em arquitetura pela Universidade Politécnica de Milão, Itália. Designer premiado, Mascheroni leciona em universidades em Milão e Veneza. Em 1986 estabeleceu o estúdio Decoma Design, que atua nas áreas de design, engenharia e arquitetura, esta coordenada desde 2000 por Angela



Ficha Técnica

Showroom Cinex Rimadesio
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2005
Conclusão da obra 2006
Área construída 510 m2
Arquitetura Decoma Design - Angela Maria Romegialli e Luigi Mascheroni (autores); Cinex - Daniel Ribeiro (colaborador)
Estrutura Stec do Brasil; Polo Gomez
Paisagismo Marcelo Faisal
Iluminação Punto Luce
Construção Lock
Fotos Nelson Kon

Fornecedores

Seiko (instalações)
Telework (informática)
Teleatlantic (alarme)
CHD (ar-condicionado)
Arueira (madeira de demolição)
Worldwide (cimento polimérico)
Deca (louças e metais sanitários)
Gesso Felippelli (forro)
Multifer (serralheria
Barrisol (painéis iluminados)
Segatto (marcenaria)
S. Naldi (esquadrias e fechamentos)
Eduardo Domingues (vitrine)
FGE (totem publicitário)

Texto de Nanci Corbioli| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 331
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora