ESPECIFIQUE

Revestimentos: aposta na diversidade

A partir de tecnologias em constante evolução, a indústria passa a oferecer cada vez mais opções em materiais de acabamento, o que amplia as possibilidades à disposição dos profissionais que atuam em projetos de interiores, residenciais e comerciais

Em um passado nem tão distante, os materiais de acabamento se limitavam a madeiras, cerâmicas e pedras ornamentais. Com os avanços da indústria nas últimas décadas, porém, o leque de produtos vem crescendo e ganhando diferentes cores, texturas e padronagens, em versões nacionais e importadas que atendem às mais diversas demandas estéticas e econômicas sem deixar de lado a praticidade e a sustentabilidade.

“A evolução tecnológica permitiu criar peças resistentes de grandes formatos e pequenas espessuras, como pedras decorativas de 1,20 x 3 metros e apenas cinco milímetros de espessura”, exemplifica José Ricardo Basiches, titular do escritório Basiches Arquitetos Associados, que tem em seu portfólio dezenas de projetos de interiores residenciais e comerciais. “Antes, somente o mármore permitia paginações de 1,5 x 1,5 metro. Hoje as opções são tantas que é necessário pesquisar para escolher uma alternativa”.

Basiches também destaca a disponibilidade de porcelanatos, cerâmicas e até revestimentos vinílicos que imitam impecavelmente os veios de madeiras e mármores para substituir esses materiais mais caros, mas sem perder seu apelo estético. “Antigamente as imitações eram grosseiras, mas com o aprimoramento das tecnologias para impressão em alta definição, as reproduções ficaram perfeitas”, ele afirma. Mas um produto por si só não assegura o efeito desejado nos ambientes. O resultado final depende da qualidade da mão de obra e do sistema de instalação, daí a importância de trabalhar com profissionais qualificados. “Existem empresas especializadas em aplicar revestimentos e algumas só trabalham com determinado material, como o porcelanato”, ele destaca.

Panorama da indústria: o mercado residencial
As muitas opções já disponíveis no mercado somam-se às soluções em revestimentos para uso residencial e comercial que serão apresentadas ao público durante a 15ª edição da Expo Revestir, a ser realizada entre 7 e 10 de março no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Entre as tendências em destaque para o setor residencial, e que serão vistas no evento, estão o padrão de madeira carvalho e as tonalidade suaves, que ajudam a compor ambientes claros, acolhedores e agradáveis.

A NEOBAMBU bamboo, wood & Co, empresa que tradicionalmente utiliza o bambu como fonte renovável de matéria-prima, acaba de incluir em seu portfólio pisos e revestimentos em forma de réguas que combinam o carvalho europeu com a tecnologia austríaca (1). Os materiais são fabricados com madeira de reflorestamento, de procedência garantida, e têm design único. São produzidos com três camadas de madeira nórdica prensadas para prevenir empenamentos. Instalados sobre contrapiso liso com cola PU, os pisos são indicados para espaços residenciais ou comerciais de alto tráfego. As réguas da coleção possuem o Novoloc5g, um sistema que trava as peças no momento da instalação, prevenindo espaços entre as longas tábuas.

A beleza das madeiras europeias também está presente nos porcelanatos da série Florest, da Incepa (2). Inspirada na beleza e textura da madeira carvalho encontrada nas vinícolas da região de Vêneto, na Itália, a linha tem peças com formato de régua (20 x 120 cm) e 11 milímetros de espessura. Ela é comercializada em duas versões, que se destacam pela delicadeza e pela valorização de elementos rústicos.

O toque suave e delicado do acabamento acetinado, ideal para ambientes internos, está disponível nas cores Brown e White. Com junta mínima retificada de 1 mm, a instalação resulta em um plano único, com juntas de aplicação invisíveis. A versão de superfície antiderrapante é a PP ABS FLOREST BROWN 20X120 RET, ideal para áreas externas ou mesmo internas de ambientes comerciais de tráfego médio.

Na Indusparquet, empresa que fabrica pisos de madeira maciça, as novidades para 2017 incluem duas opções de pisos prontos em diferentes tons, produzidos com tecnologia de ponta. O Piso Pronto Sucupira (3) e o Piso Pronto Tauari, ambos de madeira e no formato de réguas, são entregues envernizados e prontos para instalação. O Piso Pronto Sucupira Naturalle (18 x 101 x 280) é um assoalho sem tingimento e fosco a fim de deixar em evidência a tonalidade e o aspecto natural da madeira. Ele apresenta textura que abre os poros e ressalta os veios, dando um aspecto mais natural ao piso. A empresa também apresenta o piso Multistrato Carvalho Bianco, que acompanha a tendência do estilo escandinavo e surge como elemento-chave para compor ambientes versáteis e aconchegantes.

Lançamento mundial de Silestone, a coleção Eternal apresenta sete padrões que remetem aos mármores mais exóticos - na foto (4), ilha em Eternal Marquina. A série é produzida com a tecnologia N-Boost, inovação patenteada pela Cosentino com o objetivo de modificar a superfície do material em nível molecular, aumentando o brilho e suas propriedades técnicas e estéticas. Essa nova tecnologia também torna as cores mais intensas e deixa os padrões visíveis desde a superfície até a profundidade das placas, mesmo nas bordas e intersecções. Disponíveis nas medidas Standard (140 x 306 centímetros) e Jumbo (159 x 325 centímetros), as placas são resistentes a riscos e impactos e podem ser utilizadas como revestimentos ou bancadas em áreas internas.

O mercado comercial
Para a área comercial, os produtos que tradicionalmente combinam alta resistência ao tráfego e estabilidade dimensional agora são oferecidos aos profissionais com a possibilidade de compor pisos personalizados por meio de paginações coordenadas, com peças de diferentes cores e modelos.

Nesse segmento também se repete a tendência de reprodução de padrões em impressões de alta definição. Com a coleção Vertical Layers, a norte-americana Shaw Contract apresenta pela primeira vez no Brasil uma linha que traz os mesmos padrões no carpete em placas e no piso vinílico (5). A coleção é composta por cinco modelos de carpete e um vinílico, todos em placas de 23 x 91 cm e com 3 mm de espessura, em várias opções de cores e em padrões naturais, orgânicos ou inspirados em superfícies desgastadas pelo tempo. Seu grande diferencial é a possibilidade de coordenação dos modelos para compor espaços de forma prática e cheia de personalidade. A coleção é resistente ao tráfego severo e indicada para os segmentos corporativo, hoteleiro e hospitalar. Inspirada em algumas das padronagens mais conhecidas no mundo, a Interface conta com a coleção World Woven, desenvolvida com náilon 100% reciclado, sistema de tingimento Solution Dye e características de alto desempenho (6).

Os estilos fazem referência a tecidos de lã existentes há séculos, do tweed escocês à tecelagem artesanal Saori. A coleção é composta por seis réguas Skinny Planks e três quadrados FLOR, cada um com oito cores que podem ser combinadas em composições de efeito vívido e artesanal. O produto tem estabilidade dimensional, garantia de 15 anos e proteção contra fungos e bactérias.

A Ace Revestimentos oferece o ACE Smartfloor, um piso vinílico em manta, ideal para ambientes corporativos, estabelecimentos de saúde e esportivos (7). Ele é fabricado em multicamadas, tem base compacta reforçada com fibra de vidro e apresenta capa de uso de 0,7 milímetros de PVC puro, o que assegura a resistência necessária para uso em áreas de tráfego intenso. É fornecido em rolos de 2 x 20 metros com apenas 2 milímetros de espessura total e pesa 3,1 kg/m2. Sua superfície recebe a proteção Protecsol e o índice de resistência ao escorregamento é o R9. Está disponível em grande variedade de cores e padrões.

Na ePiso, o destaque é o revestimento vinílico da linha EcoClick, que garante conforto acústico e facilidade de limpeza (8). Com o aspecto de madeira de demolição, o padrão Rondônia foi usado no projeto de Anna Beatriz Fadul e Nilton Montarroyos para criar um ambiente que combina o rústico e o atual. O produto é fornecido no formato de réguas de 4 milímetros de espessura e sua fixação é feita por sistema de encaixe macho-e-fêmea, o que garante instalação limpa e seca e um piso perfeitamente nivelado. É indicado para lojas, empresas e escritórios de tráfego médio e também pode ser utilizado em qualquer ambiente residencial, incluindo cozinhas e banheiros. O revestimento pode ser removido e transferido para outro local.

A 1ST Floor apresenta um material de padronagem inédita no mercado. Trata-se da coleção Cerâmica (9), composta por revestimentos vinílicos no padrão cerâmico em quatro cores. O produto é fornecido em placas com espessuras de 3 milímetros para serem coladas sobre o piso ou ainda com 5 milímetros, versão autoportante, própria para uso sobre piso elevado. Ambas possuem capa de uso de 0,55 milímetros, o que torna o material adequado ao tráfego comercial pesado. É indicado para ambientes residenciais, comerciais, corporativos, escolares, hospitalares, hoteleiros e institucionais. A garantia é por dez anos. A empresa oferece também a Muratto, linha com novas coleções de revestimento de cortiça para paredes, ideal para auxiliar na absorção acústica dos ambientes.

Revestindo as paredes
Quando o assunto é o revestimento para aplicações verticais, a gama de materiais torna- se maior, incluindo desde laminados decorativos ou adesivados até pedras naturais e produtos cimentícios. Em comum, eles apresentam texturas suaves ao toque e padronagens refinadas.

Os arabescos caracterizam a linha de laminados decorativos de alta resistência Vintage, da Formica (10). O revestimento pode ser aplicado em paredes internas de áreas úmidas, pias e bancadas de cozinhas ou banheiros e ainda no mobiliário em geral, tanto em projetos residenciais como comerciais. Ele substitui com vantagens o papel de parede, que só pode ser utilizado em locais secos.

De acabamento refinado, as chapas não quebram nem amarelam e oferecem resistência mecânica a riscos, atritos superficiais e desgaste, alta resistência a manchas, umidade e altas temperaturas. O produto é fornecido em chapas de 3,00 x 1,20 x 0,013 metros. A Pertech coloca à disposição dos profissionais uma ampla linha de laminados decorativos de alta resistência (11). São produtos com características próprias para o revestimento de móveis, paredes, pisos, fachadas, portas, tampos, prateleiras e divisórias sanitárias. Eles se diferenciam pela resistência à umidade, ao desgaste, ao impacto, às manchas, às altas temperaturas e aos produtos domésticos abrasivos. A novidade da marca fica por conta do Perplac Autoadesivo, uma chapa de laminado com verso autoadesivo, própria para paredes.

A instalação se dá sem quebra-quebra, poeira ou cola, possibilitando obras limpas e rápidas. Disponível em chapas de 1,25 x 3,08 metros com 1,8 milímetros de espessura, ele permite o revestimento de grandes áreas com poucas juntas de dilatação. A arquiteta capixaba Vivian Coser desenvolveu com a Solarium os revestimentos Cinética (12) e Contemporânea, caracterizados por linhas paralelas com diferentes espessuras e espaçamentos. Ambas garantem flexibilidade de paginação e brincam com o movimento e a ilusão de ótica, permitindo a criação de soluções exclusivas para paredes internas, fachadas ou painéis verticais em áreas externas.

A linha Cinética é inspirada em brises, embora as peças não sejam vazadas. Ela joga com texturas irregulares e espaçamento de 3 centímetros x 6 metros. Os revestimentos são produzidos em material cimentício e encontrados nos formatos 50 x 50 centímetros e 60 x 60 centímetros. Empresa especializada em revestimentos naturais, a Palimanan lança a pedra ornamental Hijau Lisa, ideal para áreas molhadas, piscinas e espelhos d’água (13).

A pedra exibe variações de verde em sua coloração e, quando molhada, tem seus tons realçados. Sua aplicação será mostrada ao público na Expo Revestir 2017 em um espaço de 105 metros quadrados com jardim vertical, spa e lareira, criado para proporcionar ao visitante uma experiência sensorial no universo das texturas e das sensações oferecidas pelo conjunto água, terra, fogo e ar. O produto é encontrado nos formatos 10 x 10, 10 x 20, 20 x 20 e 20 X 40 centímetros e pode apresentar pequenas variações. 


Texto de Nanci Corbioli| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 436
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora