Metro Arquitetos Associados: Expografia da 30ª Bienal de Arte de São Paulo

Arte na pequena cidade cenográfica. A cenografia da bienal de São Paulo leva a assinatura da equipe do escritório Metro Arquitetos Associados. Martin Corullon, que liderou o processo em sintonia com a natureza colaborativa desta edição do evento (curadoria, identidade visual e arquitetura criadas a várias mãos e em estreita conexão entre si), assinala que os princípios norteadores do projeto foram a racionalidade produtiva e a cuidadosa relação figura/fundo dos suportes expositivos com o prédio da bienal.

Visão desimpedida dos interiores – raramente os painéis tocam o teto – e afastamento do aparato cenográfico em relação às fachadas envidraçadas e à estrutura de concreto são os ingredientes de um projeto expositivo ao mesmo tempo sutil (com exceção de alguns grafismos na cor amarela, predomina a pintura branca) e hábil em criar enquadramentos da paisagem circundante (o verde do parque Ibirapuera), coordenados à volumetria que sinaliza a densidade do evento.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante