Franco & Fortes Lighting Design: Shopping Parque Dom Pedro, Campinas, SP

Quase um parque temático

O projeto inspirou-se nos parques temáticos, e isso se expressa nos desenhos que adornam sua fachadas e, mais sutilmente, nos ambientes internos. A luminotécnica procurou corresponder a essa abordagem alegórica

O Shopping Parque Dom Pedro tem área construída de 185 mil m2 e abriga quase 400 lojas, 15 salas de cinema, teatro, academia de ginástica, além do hipermercado do grupo português Sonae, dono do complexo.

O conceito adotado no desenho da luz é de autoria do escritório norte-americano Theo Kondos Associates , com o projeto desenvolvido no Brasil pelos arquitetos Carlos Fortes e Gilberto Franco.

O shopping tem sua fachada dividida em trechos , com soluções de luminotécnica específicas para cada um. Onde os desenhos vão até o piso, os projetores ficam no chão, a um metro da fachada.

Nas faces dos cinemas, foram usadas luminárias difusas de vidro azul, com lâmpadas fluorescentes compactas sobre a empena.

Essa solução se repete onde não há relevo, mas com os projetores aplicados diretamente na fachada do shopping.

Divididas por temas (águas, árvores, pedras, montanhas e flores), as cinco entradas do conjunto são demarcadas por enormes painéis de sinalização iluminados por cinco projetores retangulares para lâmpadas de vapor metálico.

Eles têm, internamente, projetores retangulares para lâmpadas de vapor metálico, destacando sua volumetria, e linhas de neon aparente.

Nas praças internas (retangulares e redondas) há iluminação indireta, por sancas de gesso com lâmpadas fluorescentes, na periferia.

As praças retangulares receberam luminárias fixas nas laterais menores e orientáveis nas maiores, luminárias embutidas com refletor de alumínio e vidro de proteção recuado com controle antiofuscamento.

Na lateral do forro, antes da clarabóia , foram instalados projetores de facho concentrado. A iluminação é complementada por pendurais com lâmpadas fluorescentes fixados à estrutura metálica da clarabóia.

Nas praças redondas foram instaladas luminárias embutidas fixas, além de luminárias de efeito decorativo e projetores orientáveis de facho concentrado. Projetores retangulares de facho assimétrico, escondidos sobre o forro, ressaltam a estrutura metálica.

A praça de alimentação, no subsolo, tem iluminação indireta de lâmpadas fluorescentes instaladas em sancas de gesso retangulares, nas áreas de pé-direito simples.

A solução emprega ainda luminárias embutidas, tanto fixas como com refletor de alumínio, vidro de proteção recuado e controle antiofuscamento. Nos grandes pilares metálicos dessa praça, próximo aos capitéis, foram instalados conjuntos de projetores. 

Ficha Técnica

Shopping Parque Dom Pedro
Local Campinas-SP
Projeto 2001
Conclusão da obra 2002
Luminotécnica Autores: Theo KondosAssoc. Franco & Fortes Lighting Design
Arquitetura Autor: José Quintela; Detalhamento: Botti Rubin Arq. Ass.
Paisagismo Marcelo Faisal
Interiores Hok e Laguarda Low
Instalações MHA
Comunicação visual H2E Design
Fotos Andres Otero/Lumini

Fornecedores

Lumini, Interpam (luminárias);
Osram, Philips (lâmpadas);
Faeber (projetores)

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 273
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora