aflalo/gasperini arquitetos + HKS Architects: Hotel Four Seasons São Paulo

Misto de hotel e residências no skyline do Parque da Cidade

A entrada suntuosa serve para ambos: hotel e apartamentos. Desfrutando do mesmo padrão de serviços, hóspedes e moradores compartilham a experiência da permanência no Four Seasons São Paulo, misto de hotel e edifício residencial inaugurado em outubro de 2018. O projeto arquitetônico foi concebido pelo aflalo/gasperini arquitetos e desenvolvido pela equipe paulistana em conjunto com o HKS Architects - autor, no exterior, de outras unidades do hotel de origem canadense

(Foto: Daniel Ducci)

São três os projetos atuais que associam hotel e apartamentos desenvolvidos pelo aflalo/gasperini arquitetos. Além do Four Seasons São Paulo, localizado na zona sul da cidade (no empreendimento Parque da Cidade, dentro do bairro Chácara Santo Antônio), têm início iminente de construção o W São Paulo, na Vila Olímpia, e o Fasano Itaim Hotel e Residências. Todos de alto padrão.

A mistura de usos em empreendimentos do setor é, segundo Grazzieli Gomes Rocha (uma das sócias-diretoras do aflalo/gasperini arquitetos), um movimento natural de modernização e revitalização. “Há mais de uma década não se inaugurava um hotel cinco estrelas de grande porte no Brasil”, analisa a arquiteta, que depõe ter realizado, nos últimos anos, estudos para marcas estrangeiras interessadas em ingressar no país.

O W São Paulo, à esquerda, será erguido no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo


Perspectiva do Fasano Itaim, também projeto do aflalo/gasperini arquitetos

Para outro sócio do aflalo/gasperini, o arquiteto Luiz Felipe Aflalo Herman, contudo, incentivos legais do novo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo são também motivadores do reavivamento do setor. Hospedagem é um dos usos que, a partir de determinada metragem de lote e conforme certas condições urbanas e arquitetônicas, possibilita um ganho adicional de coeficiente de aproveitamento (a relação entre área máxima construída e a área do terreno), chegando-se ao coeficiente 6. No cruzamento entre os olhares dos sócios, então, há ainda a desvalorização da moeda brasileira que, favorável aos investimentos estrangeiros, favorece a vinda de produtos arquitetônicos não comuns no país. Certo que houve o momento dos flats no Brasil a partir dos anos 80, mas a escala e o padrão de hotéis/residências que estão despontando em São Paulo é algo novo.


Four Seasons no Parque da Cidade
O hotel começou a ser pensado em 2011, ano do masterplan do aflalo/gasperini arquitetos para o Parque da Cidade, um bairro planejado idealizado pela Odebrecht Realizações Imobiliárias para terreno de 80 mil metros quadrados de área que a empresa havia comprado em 2009 da fabricante de bicicletas Monark. No projeto, consta uma torre hoteleira na mesma porção do lote e com as mesmas definições prévias de arquitetura - como área de projeção e gabarito - com que veio a ser construída sete anos depois.

Já no masterplan o projeto do futuro hotel foi comprado pela pernambucana Cornélio Brennand, às voltas na época com a implantação de duas unidade do Four Seasons (a empresa tem origem canadense) no Brasil - em São Paulo e no litoral do nordeste. Faltava, contudo, um investidor que financiasse a operação: o Abu Dhabi Investment Authority (Adia), fundo do Emirados Árabes Unidos que se tornou sócio do empreendimento em outubro de 2015. Em 2016, assim, começou a ser construído o Four Seasons São Paulo, com projeto arquitetônico desenvolvido pelo aflalo/gasperini - a partir de então - em parceria com a HKS Architects e com a dupla Arthur Casas e BAMO, nos interiores.

O hotel está localizado na extremidade sul do Parque da Cidade, vizinho ao centro de um compras recém-inaugurado e conformando a frente urbana do bairro voltada para a Marginal Pinheiros. A entrada de pedestres é de esquina, a mesma para hóspedes e para moradores, distribuindo-se os fluxos internamente a partir do lobby. As 258 unidades hoteleiras estão distribuídas até o 16º pavimento (no embasamento da construção, mais largo do que a torre), enquanto que os 84 apartamentos, que variam aproximadamente de 100 a 200 metros quadrados de área, começam no 16º e continuam até o 26º pavimento. A cobertura é uma área de lazer para moradores que, contudo, contam ainda com as áreas de lazer - piscina e spa - do segundo pavimento.

Materiais e dimensões das esquadrias das fachadas comunicam os usos distintos, embora nos espaços comuns a ideia é enfatizar o benefício de ambos de pertencerem a um empreendimento da marca.


(Foto: Daniel Ducci)

   
aflalo/gasperini arquitetos
O escritório aflalo/gasperini arquitetos, fundado em 1962 com o nome Croce Aflalo & Gasperini, concilia tradição e inovação nas soluções arquitetônicas da sua trajetória de quase 60 anos. A empresa é dirigida atualmente por quatro sócios-diretores (Roberto Aflalo Filho - Universidade de São Paulo, 1976; Luiz Felipe Aflalo Herman - Universidade Brás Cubas, 1978; José Luiz Lemos - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001; Grazzieli Gomes Rocha - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002), um diretor associado e uma equipe de cinco profissionais associados



Ficha Técnica

Hotel Four Seasons São Paulo

Local São Paulo (SP)
Início do projeto 2011
Conclusão da obra 2018
Área do terreno (Parque da Cidade) 81.777,18 m²
Área construída 159.805, 13 m²

Arquitetura aflalo/gasperini arquitetos + HKS Architects - Felipe Aflalo Herman, Roberto Aflalo Filho, José Luiz Lemos, Grazziele Gomes Rocha (autores); Takuli Nakashima (coordenadora); Luis Nogueira, Mona Singal, Ana Beatriz Palma, Evangelina, Mario do Bem, Raquel Rodrigo, Reinaldo Nishmura, Bruno Leria (colaboradores)

Interiores Arthur Casas + BAMO
Assessoria legal Adriana Levisky
Concreto Pasqua & Graziano
Metálica Candelaria
Consultoria de caixilhos Crêscencio Petrucci
Ar-condicionado Thermoplan
Elétrica e hidráulica Projetar 
Automação Si2
Fundações e contenções Consultrix
Impermeabilização PROISO
Elevador Learch Bates 
Prevenção e combate a Incêndio Fevertec
Construção Hochtief Brasil
Fotos Daniel Ducci

Fornecedores

Alucoil (esquadrias metálicas);
Suvinil (pintura);
Ace Taralay Impression, Uni Infinity Greige (piso vinílico);
Glassec Viracon (vidro laminado).

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Fevereiro de 2020
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora