Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Arquiteto chileno é o ganhador da maior premiação anual da arquitetura mundial

O chileno Alejandro Aravena é o vencedor da edição de 2016 do Prêmio Pritzker. De acordo com o júri, o arquiteto foi laureado por sua capacidade de ampliar as áreas de atuação dos arquitetos e de buscar soluções para contextos urbanos e habitacionais.

Conheça, em galeria de imagens, a obra de Alejandro Aravena, o Pritzker de 2016

Alejandro Aravena é nomeado diretor da Bienal de Veneza 2016
Leia entrevista com Alejandro Aravena (exclusivo para assinantes)
Frei Otto leva o Pritzker, prêmio máximo da arquitetura, em 2015
Shigeru Ban leva o Pritzker em 2014

"Aravena sintetiza o renascimento do arquiteto socialmente engajado. Tem profundo conhecimento tanto de arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus textos, em seu ativismo e em seus projetos. O papel do arquiteto é desafiado a enfrentar necessidades sociais e humanitárias, e Alejandro tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”, diz a citação do júri.

Aravena é o 41° primeiro ganhador do prêmio e o primeiro chileno a receber o Pritzker. Aos 48 anos, ele está à frente do escritório Elemental, onde realiza grande produção de construções privadas, públicas e educacionais, tanto no Chile, quanto em países como México, Estados Unidos e China. Sua obra inclui mais de 2.500 unidades habitacionais.

O júri é composto por Lord Palumbo (presidente da fundação Pritzker), Stephen Breyer (da Corte Suprema de Justiça dos Estados Unidos), Yung Ho Chang (arquiteto e educador chinês), Kristin Feireiss (curador de Arquitetura, escritor e editor alemão), Glenn Murcutt (arquiteto australiano e Pritzker em 2002), Richard Rogers (arquiteto inglês e Pritzker em 2007), Benedetta Tagliabue (arquiteta e educadora espanhola), Ratan N. Tata (presidente emérito do Tata Sons) e Martha Thorne (diretora executiva da fundação Pritkzer).

Entre os brasileiros que já receberam o Pritzker - premiação criada em 1979 pela fundação de mesmo nome - estão Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Assista o vídeo sobre a obra de Aravena:

Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Janeiro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora