Amsterdã terá ponte de aço construída com impressora 3D

A estrutura, desenvolvida pela empresa de construção Heijmans em parceria com a startup MX3D, será usada como uma passarela de pedestres no centro da cidade holandesa

Projetado pelo designer holandês Joris Laarman, a ponte de aço será construída por robôs industriais multieixos usando tecnologias escaláveis e acessíveis.

Siga-nos no Facebook

Laarman descreve a estrutura como uma “metáfora fantástica para conectar a tecnologia do futuro com o passado da cidade, de uma maneira que revelaria os melhores aspectos de ambos os mundos”.

O objetivo principal por trás do projeto experimental é a eventual criação de um canteiro de obras automático. De acordo com Jan van de Ven, gerente de desenvolvimento de negócios da Heijmans, isso não seria apenas confiável e totalmente gerenciado, mas também sustentável devido ao seu processo de eficiência energética e minimização de resíduos construtivos.

Além disso, o gerente da Heijmans comenta que o processo de impressão em 3D permite que as atividades de concepção e construção sejam realizadas ao mesmo tempo.

A exata localização da passarela de pedestres deve ser anunciada em breve. Um centro de visitação, que será aberto em setembro deste ano, servirá como um espaço público educacional que acompanhará o progresso do projeto.

Veja vídeo sobre o projeto. 

Publicada originalmente em ARCOweb em 18 de Junho de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora