Arkitito Arquitetura: Casa Itapecerica, São Paulo

Terraços assentam sobre a serra

O projeto, em consonância com a acidentada topografia, dividiu-se em níveis para contemplar o programa residencial recluso à vida agitada da capital paulista. Implantada em Itapecerica da Serra, a equipe do Arkitito Arquitetura propôs três patamares escalonados para garagem, área social e área íntima

A família queria uma casa acolhedora e intimista, mas não muito longe da cidade de São Paulo. Por isso a escolha foi por um lote situado em Itapecerica da Serra – município situado na Região Metropolitana de São Paulo, que não assume caráter consolidado nem de cidade dormitório, nem de capital, tampouco de zona industrial, ou interior. Essa transição poderia ser, portanto, a combinação perfeita para a atmosfera desejada, completa pelo clima serrano e mata nativa circundante.

O escritório paulistano Arkitito Arquitetura, responsável pelo projeto, começou a posicionar as áreas planas no terreno de, aproximadamente, 10 metros de aclive com a ideia de não estarem muito distante das árvores do lote, estratégia que facilitaria a implantação. Para encaixar o volume proposto, um corte de grandes proporções, seguido por dois muros de arrimo para sustentação, conceberia o recorte do terreno para abrigar os três patamares principais alinhados à rua frontal.

Um acesso no jardim lateral por escada é destinado aos moradores e visitantes, enquanto o primeiro platô, descoberto e quase plano, recebe os carros sobre o misto de gramado e lajotas circulares que, no caso, são tampas de fossa: “Definindo circulações orgânicas”, segundo Tito Ficarelli, arquiteto e urbanista titular do escritório. Quem chega por esse meio de transporte, acessa a residência de modo diferenciado: um elevador laranja contrastante aos tons de cinza, marcando efetivamente a entrada.

Já no segundo platô, a cinco metros da garagem, descortina-se área social e cozinha. A impressão remete a um galpão de uso industrial devido às cores acinzentadas, estruturas parcialmente expostas e cobertura em telhas metálicas. A varanda frontal de fora a fora, que dá para a rua, e o pátio externo aos fundos da cozinha - por onde adentra quem vem da escada lateral de acesso - opõem-se um ao outro. O resultado é ventilação cruzada e abundante iluminação natural.

Mais uma vez o destaque do ambiente é um elemento que integra dois pavimentos, porém, agora, o roxo marca a escada metálica centralizada para o segundo pavimento da moradia. Parte do fechamento desse pavimento, que se alinha verticalmente com o início da escada no primeiro andar, recebeu uma janela de vidro fixa e dá contraluz à escada. No piso superior - o terceiro platô da residência - está, portanto, a área íntima que se compõe por duas suítes menores, uma suíte master, brinquedoteca e academia. A varanda única integra, externamente, os fundos dos três quartos.

Para ampliar as sensações que se conectam com o externo, a equipe do Arkitito trabalhou aberturas translúcidas por toda a cobertura, por onde adentra iluminação e se permite ver as árvores ao redor. Os três telhados seguem mesma inclinação e são sustentados por tubos metálicos em estrutura simples.

A opção por blocos de concreto - 10 mil unidades empilhadas - resolveu questões estruturais e criOU ritmo na volumetria da casa que, inclusive, assume-se como mínima e pós-brutalista. Além disso, a escolha é, de certa forma, honra à Itapecerica da Serra, reconhecida como importante região paulista produtora de tais elementos construtivos. Com isso, a solução consciente atenta para questões ambientais, como a redução tanto de desperdícios em obra quanto de transporte dos materiais.



Ficha Técnica

Casa Itapecerica, Itapecerica da Serra, SP
Área de terreno 1500 m²
Área construída 350 m²
Ano de início do projeto 2016
Conclusão da obra 2017
Projeto Arkitito Arquitetura - Chantal Ficarelli e Tito Ficarelli (autores); Mariana Olha, Fernanda Domingues, Dayane Melo, Larissa Ragaini, Caroline Cursino (equipe)
Projeto estrutural Marcelo Mello
Gerenciamento de obra Osvaldo Santos Amaral
Fotos Carolina Lacaz

Fornecedores

Serralheria Guilherme (caixilhos e serralherias)
Blocos e Lajes Itaim (blocos e lajes)
Sherwin Willians (tintas)
Cerâmica Atlas (pastilhas)
CSN (cimento)

Publicada originalmente em ARCOweb em 31 de Maio de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora