Projeto digitaliza quatro mil fotos históricas de arquitetura brasileira

Desde 2009, o projeto Arquigrafia visa difundir a cultura urbanística e arquitetônica do Brasil

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de São Paulo, o projeto Rede Social Arquigrafia é um ambiente colaborativo para a visualização, interação e compartilhamento de imagens digitais de arquitetura na internet.

Entre fotografias, desenhos e pranchas, o acervo reúne atualmente cerca de quatro mil arquivos, que podem ser visualizados gratuitamente pelo site oficial da iniciativa, onde os usuários devidamente cadastrados também têm a possibilidade de enviar imagens à serem inseridas no banco de dados.

Baseada na dinâmica do “Museu de Crescimento Ilimitado”, proposto por Le Corbusier em 1939, a iniciativa visa contribuir para o estudo, docência, pesquisa e difusão da cultura arquitetônica e urbanística, promovendo interações colaborativas entre indivíduos e instituições.

Agora, a equipe trabalha para integrar, de forma gradual, as 37 mil imagens do acervo da Biblioteca da FAU/USP referentes à arquitetura brasileira e paulistana. A expectativa é que, em breve, o site possa ser acessado também via dispositivos móveis com opções georeferenciadas.

Os direitos autorais de todas as imagens são preservados por meio de licenças Creative Commons.

Para mais informações, acesse: www.arquigrafia.org.br

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Novembro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora