Atec Cultural: encontro abordou relação entre gênero e espaço

A reflexão sobre gênero e espaço, por meio da análise do seriado de televisão Mad Men e de filmes que retratam o estilo de vida norte-americano nos anos 50 e 60, foi tema de palestra da Atec Cultural na quarta-feira, dia 6 de maio, em São Paulo

A professora do departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) Silvana Rubino traçou paralelos entre as narrativas desses produtos audiovisuais, buscando suscitar o debate sobre a interseccionalidade e o lugar da mulher no contexto do subúrbio dos Estados Unidos durante a Guerra Fria (auge do “american way of life”).

Siga-nos no Facebook

Na abordagem apresentada pela pesquisadora, é notória a hostilidade da cidade em relação à mulher - lá era lugar de trabalho e de homem. Porém, o subúrbio, considerado espaço de moradia e família, também se apresentava implacável com quem não se enquadrasse no papel de dona de casa perfeita.

As mulheres que tentavam sair desse papel a que eram designadas, ou que se percebiam presas no que a professora da Unicamp chamou de “gaiola dourada”, muitas vezes entravam em estado de angústia. No livro “Mística Feminina”, de Betty Friedan (1963), esse mal é chamado de “problema sem nome”.

Foram apresentados também livros que já discutiam, na época, os “efeitos colaterais” causados por esse tipo de planejamento urbano. Um exemplo é o “Morte e Vida de Grandes Cidades”, de Jane Jacobs, publicado originalmente em 1961.

Ao final, o público presente, composto em sua maioria por mulheres, discutiu as possibilidades e impossibilidades do papel da mulher no espaço urbano e social.

Esse foi o terceiro encontro realizado este ano pela Atec Original Design, por meio do programa Atec Cultural. Em 2015, o tema escolhido é residências. Já palestraram os arquitetos paulistanos Gui Paoliello e Cesar Shundi Iwamizu, titular do escritório SIAA.

A iniciativa, que teve início em 2012, promove eventos gratuitos e abertos ao público para a discussão de assuntos relacionados à arquitetura, urbanismo e design, que contam com a presença de arquitetos, designers, sociólogos, especialistas e historiadores.

Publicada originalmente em ARCOweb em 07 de Maio de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora