Carolina Penna Arquitetos: Rhyzos Educação, São Paulo

Integrar para ensinar melhor

O mote do projeto para a Rhyzos Educação resulta de dois conceitos: trocas e reaproveitamento. O primeiro refere-se à intenção de aproximar os usuários em um espaço sob medida para diferentes atividades pedagógicas compartilhadas, sugerido pela planta; o segundo diz respeito ao reúso do mobiliário preexistente, que norteou a configuração dos interiores

Como sugere o próprio nome - “raízes”, em tradução livre do grego -, a Rhyzos Educação adota uma fórmula rizomática para desenvolver e investir em negócios e iniciativas de educação básica. Na prática, basta dizer que a empresa oferece consultoria e treinamento para professores e escolas, com base em oficinas e workshops pautados em conteúdos tecnológicos. A ideia é que, se compartilhados em um mesmo espaço, tais encontros potencializem e multipliquem o processo de aprendizagem.

Esse critério norteou o desenho da sede da Rhyzos, na capital paulista, assinada pelo Carolina Penna Arquitetos. O primeiro encontro entre escritório e cliente deu-se em um evento voltado à inovação no campo da educação, do qual Carolina Penna participou, convidada a falar sobre novas propostas de espaços educativos. A parceria estabelecida posteriormente recuperou então conceitos discutidos naquela primeira ocasião: “Nossa ideia foi criar um lugar bem dinâmico, aberto e integrado, onde as oficinas e workshops pudessem acontecer no espaço como um todo", explica a arquiteta Carolina Penna.

Com 200 metros quadrados, o projeto implantado em um prédio no Campo Belo, bairro da região sul de São Paulo, resgata a linguagem industrial do edifício - efeito notado pelos fechamento em blocos de concreto e pela infraestrutura elétrica aparente. Essa foi a atmosfera definida no partido arquitetônico e que desenha, também, as novas divisórias envidraçadas das salas de apoio e o FabLab (oficina). Aparece, ainda, na especificação de tradicionais luminárias com fluorescentes junto ao teto preto: “Nós abraçamos essa simplicidade”, complementa Carolina.

Diante das limitações de um típico conjunto comercial, os “espaços de congregação” - tão valiosos no uso educacional, expressos geralmente em formato de pátios - ganharam tradução, na Rhyzos, em uma clareira circundada pelos ambientes de apoio, que a abraçam, conforme a conduta seguida pelo escritório: “Criamos uma grande área no miolo, o 'core do projeto', que é um saguão de encontros, junto às áreas secundárias que 'orbitam' o tal centro“.

Competia ainda desenvolver a planta em função do reaproveitamento de itens de mobiliário preexistentes, sobretudo estações de trabalho. Funcionando como elemento de ligação, a estante - maior peça de marcenaria, desenhada especialmente para o caso -, foi concebida também para auxiliar, no centro, a dividir visualmente o saguão principal da recepção.

Um outro diferencial veio da elaboração de peças - no plural, pois não somente a estante foi projetada, mas os aparatos para copa, por exemplo - por meio da plataforma Opendesk. Não foi o primeiro contato do Carolina Penna Arquitetos com a rede, porém, diante das premissas rizomáticas da Rhyzos, a equipe lançou mão desse método para a elaboração de marcenaria digital globalizada - e incluiu na sala de reuniões uma mesa gerada nesse sistema. Trata-se de uma ferramenta que concentra designers e produtores de mobiliário cadastrados pelo mundo, disponíveis para trabalhar sobre um catálogo adaptável às exigências do cliente, incluindo medidas e acabamentos. 



Ficha Técnica

Rhyzos Educação, São Paulo
Área construída 200 m²
Ano de início do projeto 2018
Ano de conclusão da obra 2019


Arquitetura Carolina Penna Arquitetos; Carolina Penna (autora); Ana Wen e Lucas Albano (equipe)
Construtora Z3
Fotos Guilherme Pucci

 

Fornecedores

Lavore Móveis (divisórias)
Huna Marcenaria (marcenaria)
Opendesk (mobiliário)
Arquitetura da Luz (iluminação)

Publicada originalmente em ARCOweb em 31 de Outubro de 2019
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