Casa 100 Arquitetura: escritório coletivo, SP

Antiga residência adaptada

Em uma residência da década de 1960, na zona sul de São Paulo, os arquitetos do Casa 100 adaptaram o espaço para receber o Osmose Coworking, um escritório colaborativo que abriga empreendedores e startups.

Segundo os autores do projeto, a casa já havia passado por intervenções ao longo das décadas, por isso, optaram em realçar sua estrutura original através da exposição dos tijolos.

Além disso, houve a recuperação do pátio interno e criação de novas aberturas para melhorar a circulação e iluminação natural. “Esses fatores eram importantes para a concepção do espaço e serviram como base para o projeto arquitetônico”, explicam os arquitetos no memorial.

O espaço onde originalmente estavam os quartos da residência recebeu portas de correr no lugar das antigas janelas, e hoje funciona como salas privativas para pequenas empresas - que as acessam através do corredor original, coberto com vidro para oferecer iluminação natural além de ser o eixo de circulação principal.

Para o piso, foi escolhido o cimento queimado por sua facilidade para manutenção e por oferecer assim um ambiente homogêneo que facilitaria a leitura da arquitetura como um todo. Na questão da marcenaria para os batentes e bancadas a madeira escolhida foi o Freijó, que juntamente com os tijolos cria um espaço acolhedor para os usuários no dia a dia.

A parte elétrica foi toda concebida aparente com tubos e caixinhas galvanizadas, sem que houvesse a necessidade de quebrar ou rasgar a antiga laje da edificação.

Ficha Técnica

Osmose Coworking
Local São Paulo
Área construída 370 m²
Data do início do projeto 2013
Data da conclusão da obra 2014

Arquitetura Casa 100 Arquitetura - Diogo Luz e José Guilherme Carceles (autores)
Iluminação Casa 100 Arquitetura
Execução da obra Chapolim Reformas
Fotos Quadra 2 Fotografia

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Janeiro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora