Casa do Dia: Teresa D'Ávila

Residência em São Paulo conquista certificado LEED

Em tempos de crise hídrica, é cada vez mais comum projetos que empreguem mecanismos para reduzir o consumo, como é o casa de uma residência em Campinas, interior de São Paulo. A reutilização da água dos chuveiros e máquinas de lavar, assim como a a captação de água pluvial, ajudaram o projeto a obter o certificado LEED residencial, no nível prata.

Entre as diretrizes sustentáveis que garantiram à casa a certificação, estão o sistema construtivo Ecogrid - da LCP Engenharia e Construções -, que utiliza painel de argamassa armada com miolo de EPS (Poliestireno Expandido), a análise de gás radônio, proporcionando melhoria na qualidade do ar, utilização de exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO2 e fumaça, instalação de brise nas janelas da face mais sujeita à insolação, sistema de placas fotovoltaicas que permitirá a geração de 70% da energia que será utilizada, sistema de aquecimento solar para as águas de banho, especificação de pisos e revestimentos produzidos da maneira sustentável e com utilização de material reciclado em sua composição e de madeiras certificadas.

Ao total, a residência terá 450 metros quadrados de área construída, em 594 de área do terreno, com vãos que privilegiam ventilação cruzada e iluminação natural, todas elas com lumeeira de 2,50 metros. O projeto tem execução da LCP Engenharia & Construções é assinado pela arquiteta Teresa d’Ávila, com paisagismo da arquiteta Renata Kassis, do Studio Atrio.



Ficha Técnica

Casa Condomínio Alphaville Dom Pedro I
Local Campinas, SP
Data de início do projeto 2014
Data de conclusão da obra 2015
Arquitetura Teresa d’Ávila
Execução LCP Engenharia & Construções
Consultoria em sustentabilidade LP Engenharia e Projetos
Auditoria MAGRANN Associates
Fotos Mariana Orsi

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Janeiro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora