Casa modernista de David Libeskind está à venda por R$ 3,6 milhões

A residência foi construída pelo arquiteto na década de 1960 e que morou ali por mais de 50 anos


Foto: Bruno Poletti/ Folhapress

Uma rara casa modernista no bairro do Pacaembu, no centro da cidade de São Paulo, que não virou museu nem passou por reformas mutiladoras, está à venda e já atrai visitantes que nem têm os R$ 3,6 milhões pedidos.

A residência foi construída pelo arquiteto David Libeskind, que morreu em 2014 aos 85 anos, e que morou ali por mais de 50 anos. Nascido no Paraná e criado em Belo Horizonte, ele não ficou tão conhecido quanto sua obra-prima, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, que projetou quando tinha 25 anos, em 1954.

A casa, que ficou pronta em 1961, comprova seus muitos talentos. Libeskind usou materiais diversos – de paredes de pedra a treliças de madeira e elementos vazados, que marcam a transição entre ambientes –, e muitas cores na construção.

A marcenaria da casa foi trabalhada pelo seu amigo e colaborador Joaquim Tenreiro, um dos maiores designers brasileiros. A porta de entrada da residência é decorada com pirâmides de madeira; o material também está presente na escada do hall, com guarda-corpo curvo de ripas.

De fora, a morada de 570 m² até parece pequena. Instalada em um terreno íngreme, com desnível de 10 metros entre a entrada na Rua Atibaia e a outra ponta, que dá para a Rua Traipu, ele desenvolveu vários níveis com terraços e jardins, que se revelam aos poucos – em um deles havia um viveiro de pássaros, hoje apenas um recanto sob as árvores.

A meio nível acima da entrada ficam os três dormitórios e o escritório do arquiteto, com vista para a sala, protegido apenas por painéis de madeira. Abaixo da entrada estão a sala com lareira e a piscina com churrasqueira.

Na parte mais baixa do terreno, Libeskind instalou seu ateliê de trabalho em um salão com cerâmica azul, de onde via os dois filhos jogarem bola em uma espécie de praça aberta no fundo do terreno.

www.folha.uol.com.br

Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Agosto de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora