Flor de lótus inspira centro cultural inaugurado na China

Projeto do studio505, o volume vitrificado e colorido foi construído sobre um lago artificial

Com volumetria inspirada pelas flores de lótus, o centro cultural e expositivo “Wujin Public Space” acaba de ser inaugurado na província de Changzhou, região leste da China. Construído sobre um lago artificial, o volume escultural é iluminado externamente por meio de um sistema que altera o padrão de coloração a cada 20 segundos.

De acordo com os arquitetos do studio505, o formato do projeto foi escolhido pela necessidade de criar uma presença singular. “O centro quer estimular a participação das pessoas, se conectar com a comunidade, e incentivar as pessoas a frequentarem o local”, completam.

Elementos estruturais de aço inoxidável funcionam como molduras para os painéis de vidro, que revestem tanto as “pétalas” externas quanto o edifício principal. No interior, todos os componentes do ambiente se juntam a fim de criar um padrão visual contínuo, que se desdobra no topo do edifício para criar um lustre suspenso a sete metros do chão.

Para minimizar o consumo de energia, o projeto previu a implementação de 2,5 mil painéis geotérmicos, dispostos no fundo do lago artificial, enquanto a água pré-existente é utilizada para resfriar ou aquecer o sistema de ar condicionado durante dos meses de verão e inverno, respectivamente.