Centro de Estocolmo receberá projeto de Foster + Partners

O edifício, que criará um novo destino para os habitantes locais e turistas, deve ser completado em 2025

Localizado no ponto central do masterplan idealizado por Foster + Partners em conjunto com o escritório sueco Berg Arkitektkontor, e também os paisagistas do White Arkitekter e projetistas de iluminação da ÅF Lighting, o Mälarterrassen receberá um edifício de três pavimentos com espaços de uso misto para atrair a população local e turistas a uma área da cidade anteriormente dominada por automóveis.

Situado com vista para o Lago Mälaren e o Patrimônio Mundial da UNESCO, Gamla Stan, o novo edifício proporcionará uma rica mistura de usos em três níveis, criando um novo destino para os habitantes locais e turistas visitantes, que deve ser completado em 2025.

"Mälarterrassen será um novo destino para Estocolmo, com mercados, cafés e restaurantes, conectados diretamente a Gamla Stan através de rotas acessíveis para pedestres. Além disso, este novo bairro urbano permeável e vibrante também será um novo e espetacular local para a realização de eventos e expressões artísticas em geral", disse Spencer de Gray, diretor de projetos da Foster + Partners.

O edifício servirá como um ponto chave de conexão entre a paisagem elevada de Södermalmstorg ao sul, a comporta de barcos na parte posterior e o antigo centro de Gamla Stan. Contando com elevadores e escadas rolantes operando durante às 24 horas.

Terraços públicos abrirão vistas para ambos lados do canal, enquanto que as fachadas de vidro permitirão permitirão que a luz do norte penetre no seu interior. Sua envoltória "inteligente" foi projetada especificamente para se adaptar as diferentes condições climáticas durante o verão e o inverno.

"Mälarterrassen evidencia a ambição da cidade em transformar Slussen em um novo local de encontro para Estocolmo. As ideias propostas pela população, obtidas no processo de planejamento participativo, se refletem em muitas das propostas do projeto. O novo edifício é menor e menos dominante que as propostas anteriores e será acessível à todos", acrescentou Roger Mogert, ministro da Cultura da Cidade de Estocolmo.

www.fosterandpartners.com

Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Setembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora