Centro médico instala sistema de esgoto sem quebrar piso original

Localizado em Ribeirão Preto, São Paulo, o centro médico que ocupa área onde antes funcionava um estacionamento adotou o sistema de trituração e bombeamento de esgoto da Sanitrit

CONTEÚDO PATROCINADO

Em agosto deste ano, o RibeirãoShopping - edifício localizado no bairro Jardim Califórnia, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo - ganhou um centro médico com 32 clínicas e um Hospital Dia com total de cerca de 12 mil metros quadrados de área construída.

Projetado pelo escritório RAF Arquitetura, o empreendimento foi construído no terceiro pavimento, em uma área onde antes funcionava parte do estacionamento do shopping center.

Um dos principais desafios do projeto foi a inviabilidade de executar soluções convencionais de esgoto por gravidade. Era preciso instalar um sistema que não abrisse o forro de gesso das lojas do andar inferior para acomodar as tubulações e permitisse o mínimo de custo e transtornos durante a obra, como ruídos e odores. A opção foi pelo sistema de trituração e bombeamento de esgoto da Sanitrit, filial brasileira do Grupo SFA (inventor do triturador sanitário).

“Inicialmente, o projeto previa um enchimento de piso nas lojas para comportar o esgoto, porém, como em algumas unidades sua dimensão era restrita, optou-se pelo sistema Sanitrit”, explica Cynthia Kalichsztein, sócia do RAF Arquitetura.

O escritório com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo também utilizou a solução em outro projeto: uma clínica médica implantada em prédio corporativo existente, cujo condomínio não permitia novas descidas de esgoto. “Entendemos que sempre que nos depararmos com situação como esta, este sistema parece viável”, revela a arquiteta.

A solução da Sanitrit também permitiu flexibilidade no uso dos espaços das modernas clínicas do centro médico do RibeirãoShopping, que puderam ter banheiros e pias (individuais ou coletivos) em qualquer área escolhida.

Colocado no chão, por trás de um vaso sanitário, o triturador Sanitrit coleta e tritura todos os resíduos do vaso e da pia e eleva o esgoto até 7 metros na vertical para alcançar a canalização de esgoto distante. Tudo isso por meio de um tubo PVC com apenas 32 milímetros. Uma tubulação de esgoto aérea com 100 milímetros (instalada a 6 metros de altura) recolhe o esgoto pressurizado de cada clínica.

Por meio da instalação de quatro estações elevatórias de esgoto Sanicubic, foram criados quatro conjuntos de banheiros públicos com oito vasos e pias. Também foram instalados 75 vasos sanitários, 33 pias, seis cadeiras de dentistas, 15 Split dentro das 32 clínicas, por meio da instalação de 75 trituradores e 48 estações elevatórias compactas. O tempo médio de instalação de cada equipamento Sanitrit foi de duas horas.

Antes de implementar o sistema, a Sanitrit realizou visitas à operadora do RibeirãoShopping, a Multiplan, para apresentar e avaliar a tecnologia que seria usada, e in loco para identificar os pontos de esgoto existentes, além der feito a verificação dos projetos hidráulicos.

A empresa também foi responsável por verificar as instalações realizadas e sugerir correções, treinar uma assistência técnica própria para atender as futuras demandas de manutenção e uma equipe de manutenção do shopping center administrado pela Multiplan, além de fornecer kit de peças de reposição para intervenções emergenciais.

Saiba mais em:
www.sanitrit.com.br
(11) 3052-2292

Publicada originalmente em ARCOweb em 25 de Outubro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora