Coleção de seis livros destaca obra de Lina Bo Bardi

As publicações trazem projetos desenvolvidos pela arquiteta Lina Bo Bardi em Minas Gerais, Salvador e São Paulo

Os seis livros que integram uma nova coleção organizada por Marcelo Ferraz trazem croquis, aquarelas, desenhos simples feitos à mão, maquetes, imagens da época das construções, fotos atuais, além de textos da própria Lina, de André Vainer, Cecília Rodrigues dos Santos, do arquiteto holandês Aldo van Eyck, dentre outros.

Siga-nos no Facebook

Cada publicação é inteiramente dedicada a uma obra da arquiteta italiana radicada no Brasil: Solar do Unhão, em Salvador; Igreja do Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia; e os paulistanos MASP, Sesc Pompeia, Teatro Oficina e Casa de Vidro.

Dessas, apenas a publicação sobre o Solar do Unhão é inédita; as outras cinco, originalmente publicadas em Portugal, foram revistas e ampliadas.
 
O lançamento da coleção pelas Edições Sesc São Paulo e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto Lina Bo Bardi, acontece dia 22 de outubro, no Sesc Pompeia, em São Paulo.

A edição bilíngue (português e inglês) traz depoimentos de Lina Bo Bardi a respeito de seus projetos. No caso do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, ela conta uma curiosidade a respeito do seu famoso vão. "Não foi uma excentricidade, o que em linguagem popular se poderia chamar uma 'frescura arquitetônica'".

"A arquiteta detalha que o terreno foi doado por uma família de São Paulo que impôs como condição a manutenção daquela vista, que deveria ficar para sempre na história da cidade. A vista não poderia ser destruída nunca, pois, nesse caso, o terreno voltaria aos herdeiros", explica texto de divulgação do lançamento da coleção. 
 
As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria.

Lançamento Coleção Lina Bo Bardi (caixa com seis livros)
Local: Sesc Pompeia - Choperia
Endereço: R. Clélia, 93 - Barra Funda, São Paulo - SP
Data: 22 de outubro de 2015
Horário: a partir de 20h
Entrada gratuita

 



Publicada originalmente em ARCOweb em 22 de Outubro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora