Concurso internacional para área carente em Buenos Aires

Arquitetos e urbanistas interessados no concurso de ideias para um parque elevado no Barrio 31 devem se inscrever até 4 de outubro

Rodovia Illia, em Buenos Aires (Foto: Ricardo Ceppi)

Arquitetos e urbanistas interessados em participar do “Concurso Internacional de Ideas: Parque en Altura, Barrio 31 – Retiro”, em Buenos Aires, Argentina, têm até 4 de outubro para realizar inscrições.

A competição é realizada pela Secretaria de Integração Social e Urbana da Cidade Autônoma de Buenos Aires e faz parte do Plano de Integração do Barrio 31. A organização é da Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires.

Os participantes no certame terão que propor ideias para um parque elevado nos 2 quilômetros de uma via expressa que serão desativados. 

Com o concurso e posterior implantação do projeto vencedor, a intenção das autoridades locais é melhorar a qualidade de vida da população e promover a integração daquela comunidade à cidade formal.

Por anos, os sucessivos governos tentaram ignorar a existência da comunidade, “escondendo-a” atrás da rodovia que a cruza. A favela é a mais antiga e emblemática da capital portenha e dobrou de tamanho nos últimos 15 anos – estima-se que mais de 40 mil pessoas morem nessa comunidade.

Mais informações no site do concurso.