Encontro debate a preservação de acervos de arquitetura e design

Por três dias, a organização e manutenção de obras de arte são discutidas em mesas abertas para o público

Foto: Edouard Fraipont

Entre 25 e 27 de outubro o espaço Itaú Cultural, em São Paulo, promove o encontro Memória e Gestão de Acervos: Arte, Arquitetura e Design, com a participação de representantes nacionais e estrangeiros de diversas instituições para falar sobre suas experiências no campo da preservação da memória nessas áreas.

O evento conta com quatro mesas de debate, abordando assuntos como a institucionalização de acervos, a gestão de coleções e os desafios na organização, conservação e catalogação de obras e projetos de arte, arquitetura e design.

No segundo dia do encontro, quarta-feira (26), as discussões irão abordar a preservação das produções de design e arquitetura. A partir das 18h30, o designer Gerson de Oliveira media a conversa sobre os desafios e curiosidades na elaboração do armazenamento e da preservação de peças e mobiliários de design.

Essa mesa será apresentada por Renata Aragão e Laise Rangel, da diretoria e coordenação do Acervo Sérgio Rodrigues, no Rio de Janeiro, Ian Diesendruck, designer e porta-voz do Instituto Campana, em São Paulo, e Giancarlo Latorraca, arquiteto e diretor-técnico do Museu da Casa Brasileira, também em São Paulo.

Em seguida, das 20h30 às 22h, o tema é Acervos de Arquitetura, e irão participar Julieta Sobral, que dirige a Casa de Lucio Costa e o Instituto Memória Gráfica Brasileira, ambos no Rio de Janeiro, e a historiadora Rosa Artigas, responsável pelo Acervo Vilanova Artigas, em São Paulo, com mediação do arquiteto e editor Gabriel Kogan, criador do instituto Centro Pesquisas Urbanas, no ano passado, e editor da revista Centro, especializada no tema.

Clique aqui para mais informações e programação completa.

MEMÓRIA E GESTÃO DE ACERVOS: ARTE, ARQUITETURA E DESIGN
Local Itaú Cultural – Sala Vermelha
Endereço Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP
Data 25 a 27 de outubro
Informações (11) 2168-1777; 2168-1776
Entrada gratuita - retirada dos ingressos na bilheteria duas horas antes

Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Outubro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora