Exposição inédita aborda quatro icônicas casas de vidro modernas

Projetos de Mies Van der Rohe, Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Lina Bo Bardi são tema da mostra realizada na Casa de Vidro, em São Paulo

Casa de Vidro, São Paulo (Foto: Cortesia do Acervo Instituto Bardi / Casa de Vidro)

A exposição inédita “Casas de Vidro - História e Conservação” será aberta ao público na próxima quinta-feira, 12 de outubro, na Casa de Vidro - sede do Instituto Bardi, localizada no bairro do Morumbi, zona sul da capital paulista. 

O objetivo é abordar a utilização intensiva do vidro na arquitetura, tendo como eixo central a comparação entre casas de vidro projetadas por importantes arquitetos do século 20: Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe, nos Estados Unidos; e Lina Bo Bardi no Brasil.

Composta por 20 expositores, a mostra na Casa de Vidro conta com imagens de arquivo, estudos e comparações entre os arquitetos, suas poéticas de trabalho, métodos, referências e a vida íntima de cada um. Também serão exibidas 12 maquetes produzidas especialmente para o evento.

Na quarta-feira, 11 de outubro, às 19h, o Instituto Bardi promoverá um painel de debate relacionado à temática da exposição "Casas de Vidro-História e Conservação" no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Aberto e gratuito, o evento tem mediação do curador da mostra Renato Anelli e a presença dos diretores e curadores das quatro casas de vidro: Sol Camacho (Instituto Bardi/Casa de Vidro), Maurice Parrish (Farnsworth House), Lucia Atwood (Eames Foundation), Hilary Lewis e Scott Drevnig (The Glass House – Philip Johnson).

A exposição complementa o projeto da Casa de Vidro dos Bardi, apoiado pela Getty Foundation por meio do programa Keeping it Modern, em desenvolvimento por uma equipe do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.


Exposição "Casas de Vidro-História e Conservação"
Local Casa de Vidro
Endereço R. General Almério de Moura, 200, Morumbi, 
São Paulo - SP
Período 12 de outubro de 2017 a 4 de março de 2018
Visitação De quinta a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30
Entrada R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia)
Informações (11) 3744-9902
Visitas educativas agendamentoeducativo@institutobardi.org

Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Outubro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora