Exposição retrata história dos 100 anos da Arquitetura Mackenzie

A mostra apresenta o mobiliário utilizado durante os primeiros anos da faculdade, esculturas usadas nas aulas, registros fotográficos, entre outros itens

A Universidade Presbiteriana Mackenzie comemora o Centenário do Curso de Arquitetura Mackenzie e dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (FAU-Mackenzie) com a inauguração da exposição “100/70 anos FAU-Mackenzie”, que retrata a história da instituição.

A exposição ficará aberta ao público até 7 de outubro, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em São Paulo, e apresentará o mobiliário utilizado durante os primeiros anos da faculdade, esculturas usadas nas aulas de desenho, registros fotográficos de alunos em atividades, a história do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (Dafam) e o discurso proferido na instalação da faculdade.

A Faculdade de Arquitetura teve dois “nascimentos”, um há 100 anos e outro há 70. De acordo com a curadora da mostra, Luciene Aranha, em 1917, os alunos da Escola de Engenharia cursavam as matérias de arquitetura juntamente com as de engenharia e tinham como registro o título de Engenheiro-Arquiteto. “Com o aumento da procura de alunos para o curso de Arquitetura e para a melhoria das práticas didáticas necessárias, em 1947, instalou-se a Faculdade de Arquitetura, agora independente da Escola de Engenharia”, explica a curadora.

“Comemoramos os dois fatos tão importantes, pois por aqui passaram, e ainda passam, arquitetos que, por meio de nossa história desenham e realizam a história de nosso país com seus trabalhos”, ressalta Luciene.

A mostra conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Papelaria Universitária, Trident Desetec, empresa especializada na fabricação de artigos para Desenho, Pintura e Artes, e do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie (Dafam).

Exposição “100/70 anos FAU-Mackenzie”
Data 14 de agosto a 7 de outubro
Visitação segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 16h
Local Centro Histórico e Cultural Mackenzie
Endereço Ruas Itambé, 145 ou Maria Antônia, 307 - Prédio 1
Informações fau.aniversario@mackenzie.br
Entrada gratuita

Publicada originalmente em ARCOweb em 15 de Agosto de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora