Grifo Arquitetura: Sesc Osasco, São Paulo

Ao redor da praça

Vencedor de concurso nacional, projeto enfatiza o convívio social por meio de uma área livre que centraliza as principais atividades do complexo

Com projeto focado no convívio social, o escritório curitibano Grifo Arquitetura venceu o concurso do Serviço Social do Conmérico, o Sesc, para desenvolver sua nova unidade em Osasco, SP.

A distribuição das principais atividades do complexo é feita ao redor de uma praça de convivência, que é o ponto central do programa, criando espaços de sombreamento e abrigo, além de áreas de lazer a céu aberto.

Dispostos em paralelo ao longo da avenida principal, os cinco blocos que compõem o futuro complexo são formados por dois volumes de concreto - com parte inferior em balanço e superior estruturada por treliças metálicas -, articulados por uma marquise de madeira unificada.

O projeto prevê que as atividades culturais sejam concentradas no pavimento térreo, enquanto no nível da praça de convivência, ligeiramente elevado, sejam construídos espaços tecnológicos, biblioteca, café e ambientes multiuso.

Na outra extremidade, orientada ao norte, estão dispostas as clínicas odontológicas, área infantil coberta, sala de apoio ao turismo, espaços administrativos e de operação.

Com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área construída, o complexo foi concebido a partir de elementos construtivos simples e conta com o concreto e aço como materiais estruturais, enquanto o fechamento, por sua vez, será feito em alvenaria e vidros.

Cerâmica, painéis de madeira certificados e pintura serão utilizados no revestimento que também contará com coberturas metálicas termoacústicas, na cor branca, a fim de minimizar a absorção de calor.

O setor esportivo está disposto no fundo do terreno como estratégia para que a implantação de quadras descobertas não necessitem de telas ou grades de proteção, evitando barreiras visuais e paisagísticas em um projeto unificado.

De acordo com a comissão julgadora da competição, o escritório Grifo propôs “uma solução inovadora, que captou a simplicidade do programa em um desenho delicado e interessante, conseguindo se desvencilhar da arquitetura excessivamente formal e empresarial, apresentando uma boa relação com o entorno”.

Previstas para serem iniciadas em junho de 2016, as obras ocuparão 35% do terreno e devem ser finalizadas no final de 2019.



Ficha Técnica

Sesc Osasco
Data do início do projeto junho de 2016
Data do término do projeto novembro de 2019
Arquitetura Grifo Arquitetura (Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger e Luciano Suski)

Publicada originalmente em ARCOweb em 21 de Fevereiro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora