Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados: MEET, São Paulo

Em torno da praça

Residências e escritórios articulam-se a partir da praça central implantada no térreo deste projeto de uso misto, na zona oeste da capital paulista. Além de congregar fluxos, o espaço aberto é responsável pelo recuo entre as duas torres - estrategicamente posicionadas em pontos do lote que se beneficiam da qualidade urbana do entorno, marcado pela predominância de moradias e do verde da praça José Del Picchia Filho

A grande qualidade do projeto resulta das inúmeras tentativas - enfim, bem sucedidas - de conciliar a natureza mista do MEET com as características do entorno, maximizando as possibilidades. Encabeçada pelos arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, a equipe tinha em mãos um terreno em Pinheiros de quase quatro mil metros quadrados, voltado para a praça José Del Picchia Filho e com o perímetro predominantemente residencial.

O partido sugiu de uma oposição: a separação de usos em duas torres - uma residencial (oito pavimentos) e outra comercial (seis pavimentos). A primeira delas seria posicionada na cota mais alta do lote, justamente a parte voltada para o início da rua Alves Guimarães, trecho repleto de moradias. As salas comerciais, por sua vez, passariam a ladear a praça existente nos arredores e seriam dotadas de mais aberturas para tirar proveito do massivo verdejante das árvores próximas.

Somente então a "nova praça", desenhada pela equipe de projeto, surgiria no miolo da implantação com o propósito de unificar os usos e garantir o recuo entre as edificações do MEET. No nível do térreo, desse modo, estaria assegurado o fluxo constante de moradores, funcionários e público externo, afinal o espaço imaginado não seria restrito aos condôminos. “Embora localizada em nível mais alto em relação à rua, a praça é derivada da proposta de uso público/privado”, enfatiza a equipe do escritório.

A ideia era cultivar o sentido de coletividade na área livre - parte coberta, parte descoberta. No térreo da parte comercial, por exemplo, surgiu o café. A céu aberto, os inúmeros bancos convidam à permanência em meio a canteiros, fontes e espelhos d’água, com desenho paisagístico sinestésico. Vale notar que a própria configuração do espaço estabelece certo acolhimento, com seus quase 12 metros de largura frontais. Essa medida aumenta, e o efeito se dilui, quando alcançado o pátio circundado pelas duas torres - de onde, em contrapartida, avistam-se a praça e inúmeros terraços.


(Foto: Pedro Vannucchi)


(Foto: Pedro Vannucchi)

O programa previu 94 unidades residenciais oferecidas em duas opções de layout, com um ou dois dormitórios, no estilo studio - aquele de planta quase livre, área reduzida e que se utiliza de serviço compartilhado. Quanto aos conjuntos comerciais, viu-se a oportunidade de os apresentar em diversas tipologias: são escritórios que variam de 68 metros quadrados a 130 metros quadrados, alguns com pé-direito duplo e com possibilidade de junção de duas ou mais unidades. O dinamismo interno se reflete externamente e valoriza ambas as fachadas dos edifícios - reconhecidas à distância pelos materiais, jogo de planos e caixilhos utilizados.

 

Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Fundada em 1971, a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados atua no desenvolvimento de projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, varejistas, institucionais e de uso misto. Responsável pelo projeto de empreendimentos premiados nacional e internacionalmente, o escritório já realizou mais de 1000 projetos, destes 340 já construídos. Nas fotos, da esquerda para a direita, os sócios fundadores Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi.



Ficha Técnica

MEET

Local São Paulo (SP)
Início do projeto 2012
Conclusão da obra 2018
Área total construída 8.472 m²

Arquitetura Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Gianfranco Vannucchi e Jorge Königsberger (autores); Liliana Luna de Sá (gerente de projeto); Carla Estrella (gerente técnica); Alexandre Daud, Carol Fischer, Felipe Rossi, Guilherme Pupo, Isadora Citrin, Liliane Caparelli e Vera Tusco (equipe)


Construtora Construcompany
Projeto estrutural LOTFI
Projeto de paisagismo HANAZAKI
Design Interiores Studiodwg
Projeto de Elétrica e Hidráulica GERA
Projeto de Climatização TEKNIKA
Fotógrafx Pedro Vannucchi

Fornecedores

Ibratin (massa texturizada de fachada);
Pormade (portas em madeira);
ThyssenKrupp (elevadores);
La Fonte (ferragens);
Deca (louças);
AllPrime (esquadrias).

Publicada originalmente em ARCOweb em 27 de Janeiro de 2020
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora