Lisboa inaugura museu desenhado por Paulo Mendes da Rocha

O novo projeto do arquiteto brasileiro vencedor do Pritzker em 2006 é marcado por uma gigante praça coberta e um espaço de exposição suspenso

Aberto recentemente no bairro de Belém, em Lisboa, o Museu Nacional dos Coches foi projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com os escritórios de São Paulo MMBB e de Portugal Bak Gordon Arquitectos.

Siga-nos no Facebook

O projeto é composto por dois prédios, que estão localizados próximos à foz do rio Tejo. Eles interagem com o entorno, em grande parte, por meio de seus vários espaços abertos - tema recorrente no trabalho do arquiteto brasileiro.

Levantado do chão, o pavilhão principal onde são apresentadas as carruagens cria uma enorme praça coberta. A área é iluminada por um grande telhado compartilhado e ladeada por outra estrutura que abriga os escritórios administrativos, auditório e um restaurante.

O acesso aos ambientes é feito por enormes elevadores. Já a ligação do museu com o rio acontece por meio de uma passarela elevada sobre a rua e uma estrada de ferro.

Esse é o segundo prédio criado por Paulo Mendes da Rocha na Europa. O primeiro foi um edifício residencial em Madri, Espanha, em 2007.



Publicada originalmente em ARCOweb em 15 de Julho de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora