Mostra conta história dos 450 anos do Rio por meio da arquitetura

O público terá acesso, a partir de 6 de agosto, a mais de 200 peças sobre a história da capital fluminense

A exposição “Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro” abordará a cidade por meio da arquitetura e urbanismo e da vida política, religiosa, cultural e esportiva de seus habitantes.

Siga-nos no Facebook

Serão exibidas 236 peças, incluindo gravuras, ilustrações, cartas, mapas, fotografias, charges, partituras e outras obras raras, em comemoração ao aniversário da cidade.

O projeto do edifício anexo da Biblioteca Nacional, de autoria do escritório Vigliecca & Associados, que venceu por unanimidade concurso realizado em 2014, é um exemplo de trabalho que poderá ser conferido pelo público.

Localizado na região de renovação urbana do cais do porto, a nova estrutura deverá abrigar a coleção de periódicos e periódicos raros, além de biblioteca pública e infantil, centro cultural, restaurante e setores administrativos.

Com curadoria de Marco Lucchesi, escritor, tradutor e membro da Academia Brasileira de Letras, a mostra é dividida em quatro partes: “A Dialética do Tempo”, “A Grande Transformação”, “O Jogo de Cartas” e “A Obra Aberta”.

O texto de abertura do catálogo, assinado por Renato Lessa, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), e Myriam Lewin, diretora executiva, ressalta a identificação que existe entre a cidade e a Biblioteca Nacional, desde sua criação, em 1810, passando pelas diversas modernizações e culminando na atual intervenção no desenho da cidade.

Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro
Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti - Biblioteca Nacional (fundos)
Endereço: Rua México s/n, Centro, 20031-144 - Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de agosto a 30 de outubro de 2015
Horário: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 10h30 às 14h
Entrada gratuita



Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Agosto de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora