Mostra reúne desenhos e croquis do arquiteto Basiches

A exposição ainda vídeos, fotos de projetos e uma linha do tempo com fotos que ilustram a trajetória do arquiteto

Com 20 anos de experiência, o arquiteto José Ricardo Basiches apresenta a primeira exposição de sua carreira "Basiches Arquitetos: Desenho e Obra". A mostra realizada na galeria Vicente Di Grado, localizada no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, como parte da programação da Design Weekend (DW!), reúne alguns de seus croquis feitos em guardanapos e um encontro memorável com Oscar Niemeyer.

Entre os dias 10 de agosto e 07 de outubro a mostra apresentará, além dos desenhos à mão livre no papel, croquis idealizados na plataforma ipad à mão livre, vídeos, fotos de projetos e uma linha do tempo com fotos que ilustram sua trajetória. Será exibido ainda um registro de quando o arquiteto venceu um concurso para representar o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo na Bienal Internacional de Arquitetura e teve a oportunidade de passar uma tarde ao lado de Niemeyer.

Segundo o arquiteto e professor dessa universidade, Mario Biselli, Basiches sempre foi um desenhista de talento e seus croquis são o seu elemento. "Os desenhos do José Ricardo são vigorosos, muita tinta, sombra, contraste e texturas. Não apresentam correspondência imediata com a economia de formas e a sobriedade de sua arquitetura, é preciso um segundo olhar para vislumbrar o processo", afirma o professor que é também curador da exposição.

A ideia da exibição é, ainda reforçar que o trabalho do escritório Basiches Arquitetos é permeado pela harmonia, sem o uso excessivo da tecnologia na arquitetura e valorizando os desenhos à mão livre.

"Eu gosto de registrar imediatamente as minhas ideias, isso pode acontecer em um restaurante ou mesmo em uma reunião de trabalho, por isso o papel (ou mesmo um guardanapo) é o mais eficiente. Biselli, que foi meu orientador na faculdade, sabia disso e sempre me incentivou a desenhar, por isso é uma honra voltar à escola que me formei com um compilado de tudo que já produzi e realizei", informa Basiches.

Basiches Arquitetos: Desenho e Obra
Data 10 de agosto a 07 de outubro
Horários segunda a sexta, das 10 às 20h; sábado, das 10 às 16h
Local Espaço Vicenti Di Grado - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Endereço Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana – São Paulo, SP

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Julho de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora