Treliças de madeira marcam nova obra de Norman Foster

Projeto de centro de saúde na Inglaterra explora o potencial das áreas verdes e do paisagismo

O arquiteto britânico Norman Foster está desenvolvendo mais uma unidade do Maggie's Cancer Caring Centre, uma rede de centros de saúde voltados a pessoas que buscam orientação sobre o câncer -, desta vez em sua cidade natal, Manchester, no noroeste da Inglaterra.

Parte do hospital The Christie, a estrutura será construída com painéis de madeira, e terá treliças sustentando o telhado e dividindo os ambientes internos. O mezanino será naturalmente iluminado através de uma cobertura de vidro, enquanto a estufa, disposta ao sul da construção, funcionará como o principal ponto de encontro da unidade.

Repleto de áreas verdes, o projeto conta com a participação do paisagista Dan Pearson, que está desenvolvendo jardins florais e paisagens com elementos de água. “O programa tem foco na luz natural e no contato com os jardins. A estrutura de madeira, com as treliças, ajuda a dissolver a arquitetura na direção do entorno verde”, afirma Foster.

Para o arquiteto britânico, que venceu o câncer há mais de uma década, o projeto tem importância pessoal. “Eu nasci nessa cidade e sei como é a aflição de um diagnóstico de câncer. Mas eu acredito no poder da arquitetura de elevar os espíritos e ajudar no processo de recuperação”, acrescenta.

Atualmente, existem 17 “Maggie's Cancer Caring Centre” espalhados pelo Reino Unido. O mais recente deles, marcado pela fachada curvilínea de cimento branco, foi projetado pelos arquitetos do escritório Snøhetta.

Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Fevereiro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora